Senado aprova projeto que prevê atendimento integral no SUS a pacientes com câncer

Texto retorna para votação na Câmara dos Deputados

Foto: Agência Brasil

O Senado aprovou nesta quinta-feira (19) o projeto que cria a Política Nacional do Câncer, que prevê o atendimento integral dos pacientes com a doença no SUS (Sistema Único de Saúde) e lista os direitos fundamentais dessas pessoas.

O texto, que foi modificado, retorna para a Câmara dos Deputados. A matéria define atendimento integral como aquele realizado nos diversos níveis de complexidade e hierarquia, nas diversas especialidades médicas, assistência psicológica, atendimentos especializados e internação domiciliar nos casos em que houver indicação.

A proposta também estabelece que quem for diagnosticado com qualquer tipo de câncer deverá ter assegurado a obtenção de diagnóstico precoce; o acesso a tratamento universal, equânime, adequado e menos nocivo; acesso a informações transparentes e objetivas relativas à doença e assistência social e jurídica.

Uma das mudanças feitas pelos senadores garante o acesso aos medicamentos mais efetivos e o atendimento na modalidade domiciliar para os pacientes. Eles também alteraram o nome da lei, que originalmente seria Estatuto da Pessoa com Câncer.

Fonte: Metro1

Next Post

Após três dias de internação, morre mulher que teve mais de 90% do corpo queimado em incêndio criminoso na Barra

Sex Ago 20 , 2021
Morreu, na tarde desta quinta-feira (19/8), a mulher de prenome Ana Paula, vítima de queimaduras sofridas na última segunda-feira (16/8), em Salvador. Ela vivia em situação de rua com o companheiro e teve o barraco, onde morava, incendiado no Porto da Barra, quando sofreu os ferimentos. O casal teve mais de 90% do corpo queimado e […]

Postagens