Estação Cidadania-Esporte irá formar atletas de alto rendimento em Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca

Alagoinhas possui um grande potencial esportivo, com campeões em diversas modalidades. Agora, todo esse talento poderá ter um maior incentivo, treinamento e acompanhamento científico com a entrega da Estação Cidadania – Esporte, antigamente chamada de Centro de Iniciação ao Esporte, prevista para meados de Dezembro.

Trata-se de um equipamento público esportivo, fruto de um programa federal do antigo Ministério dos Esportes (hoje secretaria especial do Ministério da Cidadania) que propunha deixar um legado das Olimpíadas do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a iniciação à prática esportiva em áreas de vulnerabilidade social, assim como identificar prodígios e treinar atletas de alta performance.

Foto: Roberto Fonseca

Sob a tutela da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Estação Cidadania-Esporte possui instalações que seguem requisitos oficiais e está localizada na Urbis III (Rua do Catu). Precede sua  inauguração, a aprovação do Plano Gestor, apresentado pelo coordenador de Esportes da SECET, Professor Luiz Claudio, em reunião ocorrida na última terça-feira (17), no Espaço Colaborar.

Para o encontro, foram convidadas faculdades, universidades e professores universitários de Educação Física do município, com o propósito de estabelecer parcerias na execução das atividades e reduzir os custos operacionais, assim como garantir um acompanhamento científico no desenvolvimento dos atletas. “A Estação será um celeiro de formação olímpica. Nossos jovens que sonham em ser atletas terão onde treinar e se preparar adequadamente”, declarou o Professor Luiz. “Entendemos que o equipamento é um tipo de escola, que poderá funcionar para a pesquisa científica, por isso o apoio das universidades será de extrema importância para produzirmos atletas de alto rendimento para as olimpíadas e paraolimpíadas”.

Foto: Roberto Fonseca

Além da área de Educação Física, a proposta é formar uma equipe multidisciplinar com a atuação de profissionais e estagiários de  psicologia, fisioterapia, nutrição, medicina, assistência social, dentre outros.  O modelo do equipamento alagoinhense é o tipo 1 simples, com arquibancada para 122 pessoas, piso de excelente qualidade e tabelas de basquete similar as da NBA.  Foi levado em consideração, no projeto arquitetônico padrão, o número de habitantes do município, o local de vulnerabilidade, assim como a extensão da área disponível para a construção.

A secretária da SECET e professora Iraci Gama destacou a relevância da participação da comunidade no projeto. “Nosso convite teve também a intenção de estreitar os laços entre os elementos envolvidos na área da Saúde Esportiva. Iremos atender a comunidade em situação de maior vulnerabilidade social, então sabemos que precisamos de pessoas altamente preparadas para trazer prosperidade, desenvolvimento, consciência plena e cidadania. Iremos formar atletas de alto rendimento para representar o Brasil e Alagoinhas nas olimpíadas e paraolimpíadas”.

Divulgação

Para democratizar a escolha das modalidades esportivas a serem implantadas na Estação Cidadania – Esporte, foi disponibilizado um formulário que deverá ser respondido pela população no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvNAfhRLopvOaVfnS6krMF3S0WFGf748A77Vc-BGrtUGLWiw/viewform

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Homem tenta matar professor em bar e arma falha 3 vezes; vídeo

Qua Ago 18 , 2021
Vítima, que estava ao lado da noiva, não percebeu a ação do criminoso; as imagens são impressionantes Um professor escapou da morte no último domingo, 16, após um desconhecido invadir o bar em que estava e tentar atirar três vezes contra ele. Em todas a arma falhou. A tentativa de homicídio ocorreu na cidade de Guaratinga, […]

Postagens