Alagoinhas: Novo Decreto atualiza as regras para o funcionamento do comércio, circulação urbana, atos religiosos litúrgicos, entre outros

Foto: Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira (11), o Decreto Nº 5.644/2021, que rege as novas regras para o funcionamento do comércio e a circulação noturna, em Alagoinhas. O documento leva em consideração o monitoramento do número de óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI e casos ativos da Covid-19, no atual contexto.

Segundo a publicação, o toque de recolher agora é das 01h às 05h, excetuando-se o deslocamento para serviços de saúde, farmácia ou situações em que fique comprovada a urgência. Não se enquadram na determinação, o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização do transporte coletivo, assim como os serviços de limpeza pública e manutenção urbana, de entrega em domicílio de medicamentos e os de Saúde.

Regras de funcionamento com horários limitados para o comércio em geral

O comércio em geral poderá funcionar de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos até às 14:00hs, observando-se os protocolos da vigilância sanitária, como a obrigatoriedade do uso de máscaras por funcionários e clientes, assim como o distanciamento social e a disponibilização, em locais de fácil acesso, de álcool 70%. Lembrando que é obrigatório o fornecimento de máscaras aos funcionários, tanto no comércio, quanto na prestação de serviços, e manter uma higienização rigorosa no local.

Os seguintes estabelecimentos, considerados atividades essenciais, não se submetem à limitação de horário mencionado acima:

– Supermercados, panificadoras, delicatessens e açougues;

– Farmácias;

– Agências bancárias e lotéricas; – serviços públicos considerados essenciais;

– Estabelecimentos que estejam funcionando com portas fechadas e exclusivamente em regime de delivery;

– Serviços de saúde e hospital dia;

– Serviços de imagem radiológica;

– Atendimentos de tratamentos contínuos a exemplo de oncologia, hemoterapia e hemodiálise;

– Laboratórios de análises clínicas;

– Estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares;

– Clínicas veterinárias e pets shops, à exceção do serviço de banho e tosa;

– Postos de combustíveis e distribuidoras de gás;

– Oficinas mecânicas e borracharias;

– outros serviços de natureza essencial na forma da lei.

Em hipótese alguma será permitida a aglomeração de pessoas, cabendo ao responsável adotar as medidas para dispersão do público. É recomendado destinar um horário de atendimento exclusivo para clientes acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças menores de 05 anos, portadores de doenças crônicas e pessoas com imunossupressão

Bares, restaurantes e lanchonetes

Tais locais poderão realizar atendimentos presenciais e delivery até as 01h, sendo permitidas apresentações com música ao vivo, programadas para encerrar até as 00h30. Não será permitida a utilização dos espaços internos, como pistas de dança, assim como será proibida a lotação máxima.

Central de Abastecimento, Feiras Livres e Comercio dos Distritos

Poderão funcionar de segunda a sexta feira até às 17h e sábado até às 15h, com acesso exclusivo aos que estiverem de máscaras. Não será permitida a venda ou o consumo de bebidas alcoólicas nesses locais. A Central de Abastecimento terá seu funcionamento suspenso no Domingo.

Dos cursos profissionalizantes e cursos livres

Poderão funcionar, mediante cumprimento dos protocolos de segurança emitidos pela vigilância sanitária.

Das academias, quadras esportivas e atividades aquáticas em piscinas

Terão funcionamento liberado de segunda a domingo, obedecendo aos protocolos de segurança. Já a utilização de campos e quadras esportivas em espaços públicos, para atividades de contato, como futebol, basquete, vôlei e afins, continuam proibidas.

Serviço coletivo de transporte público

Deverão manter as janelas abertas durante todo o tempo para circulação de ar, intensificar a limpeza frequente de todas as superfícies, disponibilizar pontos com álcool 70%, permitir o acesso apenas a usuários que estejam de máscaras e limitar o número de passageiros ao quantitativo de cadeiras existentes.

Do Distanciamento Social

Fica mantida a recomendação da prática do distanciamento social, como forma de evitar a transmissão comunitária da COVID-19 e proporcionar o achatamento da curva de proliferação do vírus no município.

Eventos e atividades festivas

Estão autorizados eventos com até 300 pessoas, tais como: cerimônia de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques, solenidades de formatura, passeatas e afins.

Os eventos desportivos coletivos e amadores somente poderão acontecer sem a presença de público. No entanto, a realização de shows, festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, ainda estão proibidas.

Eventos exclusivamente científicos e profissionais poderão ocorrer, também obedecendo aos protocolos sanitários estabelecidos.

Atos religiosos litúrgicos

Estão autorizados, desde que sejam respeitados os protocolos sanitários, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras. A ocupação dos espaços deverá ter o limite máximo de 50% da capacidade.

Obrigatoriedade do cumprimento das determinações

O não cumprimento das medidas estabelecidas no Decreto será caracterizado como infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis, inclusive, no que couber, cassação de licença de funcionamento.

O decreto pode ser visualizado na íntegra aqui

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Jovem de 19 anos foi morto a tiros em Alagoinhas na noite desta quarta-feira(11)

Qua Ago 11 , 2021
Um jovem identificado por Wiles dos Santos Freitas 19 anos idade (Will), foi morto a tiros no Bairro Mangalô em Alagoinhas na noite desta quarta-feira (11). De acordo com as informações o jovem foi alvejado por disparos de arma de fogo, quando estava em um beco próximo a torre de uma operadora de telefonia móvel que […]

Postagens