De forma semipresencial e com todos os protocolos de segurança, estudantes retornam às aulas na rede municipal

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Após cerca de 1 ano e 6 meses sem aulas presenciais na rede municipal, nesta segunda-feira, 9 de agosto, foi o primeiro dia de volta às aulas, de forma híbrida (semipresencial) e por etapas. Em decorrência da pandemia, desde o dia 18 de março de 2020, as aulas passaram a ocorrer de forma remota, e o retorno tem início em um momento de melhora dos indicadores epidemiológicos na cidade, com o avanço da campanha de vacinação.

Autorizada por meio de decreto publicado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a retomada das atividades presenciais vale para todas as instituições de ensino municipais públicas e privadas, entre elas, cursos técnicos e faculdades, e com isso, alunos, professores e demais funcionários terão de cumprir as regras de biossegurança determinadas pela Vigilância Sanitária, durante todo o período que estiverem nas unidades.

Essa primeira etapa da retomada nas escolas públicas municipais permite que as aulas voltem para os alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) e os matriculados no Ensino Para Jovens e Adultos (EJA). A rede municipal possui cinco escolas que ofertam estas séries, mas como três delas ainda estão passando por reformas, somente os alunos das escolas Miguel Santos Fontes e Murilo Cavalcanti foram recebidos nesta segunda.

Para a volta das atividades presenciais na rede, a SEDUC investiu em capacitação dos servidores, adequações estruturais, a exemplo de pias externas e instalação de novas janelas que permitissem maior ventilação, EPIs, totens de álcool em gel, demarcação de lugares para garantir o distanciamento social, e, também, com preparo adequado às refeições dos alunos, com manipulação dos alimentos seguindo os procedimentos sanitários. O uso da máscara é obrigatório. Na entrada das escolas, é aferida a temperatura de todos, uso de álcool gel, lavagem das mãos e demais cuidados com a higiene pessoal e do ambiente também são orientados e monitorados.

O retorno gradual semipresencial, que não é obrigatório, vai acontecer por meio de um sistema de revezamento, e para isso, as turmas foram divididas em duas partes: Uma irá para a escola na segunda, na quarta e na sexta, e a outra parte, na terça e na quinta-feira. No dia em que não estiverem na escola, os estudantes receberão os conteúdos e atividades de forma remota.

Para Erick Franklin Carvalho (foto), 11 anos, e matriculado no 6º ano da Escola Murilo Cavalcanti, a volta ao ambiente escolar foi motivo de alívio e alegria. “Agora que já estamos de novo vindo para a escola, é muito mais legal, porque posso ver meus amigos. Estar na escola era do que mais sentia saudade”, conta o menino.

“ O ensino presencial é importantíssimo, uma vez que o trabalho remoto serve para que os alunos não percam o ritmo, não fiquem parados, porém, nada substituiu o contato direto com o professor, especialmente nessas idades. Por isso, o retorno, com o cumprimento de todas as  medidas de segurança é essencial para darmos continuidade ao nosso trabalho”, destacou o professor da disciplina de História da Escola Murilo Cavalcanti, Jair Marcos dos Santos.

“ Esse foi o primeiro passo e hoje, a palavra que mais define é emoção, porque quando chegamos aqui, pudemos sentir a alegria dos professores e alunos de estarem de volta às salas de aulas, e fiz questão de parabenizar um a um. A orientação do prefeito Joaquim Neto foi o retorno de forma gradual, com bastante cautela, e para chegar a esta estratégia, houve  muito empenho das equipes da SEDUC, muito planejamento, conversa com os gestores, e o diálogo entre escola, famílias e estudantes foi um fator essencial” , pontuou o secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, que esteve presente nas duas escolas, para acompanhar o retorno das atividades.

O checklist com todas as medidas de prevenção à COVID-19 que devem ser cumpridas pelas instituições de ensino está disponível no site da prefeitura www.alagoinhas.ba.gov.br .

Fotos: Roberto Fonseca/SECOM

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Alagoinhas: Policiais do Quarto Batalhão apreendem arma de fogo, tipo pistola, e recuperam material furtado.

Ter Ago 10 , 2021
Na tarde desta segunda-feira (09), guarnições da Companhia de Emprego Tático e Operacional (CETO) prenderam um homem em flagrante delito e apreenderam um adolescente, os quais estavam furtando materiais de condomínio, com utilização de 01(uma) pistola, marca Deustche Werk Erfut, calibre 38, com 03 (três) munições. Os policiais estavam em rondas, quando foram solicitados pelo segurança […]

Postagens