Governo sanciona lei que protege consumidores do superendividamento

Com o novo regramento, empresas que oferecerem crédito ficam proibidas de assediar o consumidor para contratá-la, inclusive por telefone

Foto: Divulgação

Novas regras para prevenir o superendividamento dos consumidores foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). O texto, resultado de um projeto de lei aprovado por deputados e senadores, recebeu alguns vetos e foi publicado na edição desta sexta-feira (2) do Diário Oficial da União. A norma altera o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso.

O texto dá mais transparência aos contratos de empréstimos e tenta impedir condutas consideradas abusivas.

Pelo texto, os contratos de crédito e de venda a prazo devem informar dados envolvidos na negociação como taxa efetiva de juros, total de encargos e montante das prestações. A lei também proíbe que ofertas de crédito ao consumidor usem os termos como “sem juros”, “gratuito”, “sem acréscimo” e “com taxa zero”, mesmo que de forma implícita. Apesar disso, esse ponto não se aplica à oferta para pagamentos feitos com cartão de crédito.

Ainda segundo o novo regramento, empresas ou instituições que oferecerem crédito ficam proibidas de assediar ou pressionar o consumidor para contratá-la, inclusive por telefone, e principalmente se o consumidor for idoso, analfabeto ou vulnerável ou se a contratação envolver prêmio.

Fonte: Metro1

Next Post

168 anos de Alagoinhas foi marcado com homenagem, inaugurações e entregas de viaturas a Guarda Civil Municipal; veja aqui.

Sex Jul 2 , 2021
O município começou como um povoado e criou tamanho e importância Nesta sexta-feira (02),Alagoinhas completou 168 anos de emancipação política e para comemorar o aniversário da cidade o dia foi marcado com grandes comemorações. Veja abaixo: Atos simbólicos e entrega de viaturas para a Guarda Municipal marcam aniversário de 168 anos de Alagoinhas 168 anos de […]

Postagens