Covid-19: mais de 2 milhões de brasileiros acima de 70 anos não voltaram para tomar segunda dose da vacina

foto: ilustrativa/Freepik

Cerca de 2,6 milhões de brasileiros com mais de 70 anos não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e, portanto, não concluíram a imunização. Os dados foram extraídos do sistema de informações do Ministério da Saúde (DataSUS).

De acordo com o sistema, 3,6 milhões de brasileiros com mais de 70 anos – ou seja, que fazem parte do público-alvo da vacinação – não estão completamente imunizados. Isso porque, além dos 2,6 milhões que não completaram a imunização, cerca de um milhão de pessoas não tomaram nem a primeira dose.

Conforme o jornal Folha de S.Paulo e a estimativa populacional da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, há 13,5 milhões de pessoas no Brasil com mais de 70 anos. Os idosos estão entre os primeiros grupos prioritários da vacinação contra o novo coronavírus e apresentam maior risco de desenvolver sintomas graves da doença.

Os piores cenários do país estão nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Santa Catarina. Segundo a Folha, esses locais não atingiram 90% da população nessa faixa etária nem com a primeira dose. No Acre, 92% da população acima de 70 anos foi vacinada com a primeira, porém menos da metade (49,4%, voltou para tomar a segunda.

Entre os idosos vacinados, oito em cada dez receberam a vacina CoronaVac/Instituto Butantan, que possui intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. O restante foi imunizado com a vacina de Oxford/Astrazeneca, que tem três meses de intervalo entre as duas aplicações. Aqueles vacinados com o imunizante da Pfizer, nessa faixa etária, não chegavam a 0,1% do total, até o dia 30 de maio.

Fonte: Aratu On

Next Post

Brasil vence o Paraguai e segue perfeito nas Eliminatórias da Copa

Ter Jun 8 , 2021
Gols de Neymar e Paquetá definiram a 6ª vitória seguida dos comandados de Tite no torneio, que quebraram tabu de 35 anos O Brasil está cada vez mais perto da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Com gol de Neymar e Lucas Paquetá, a seleção bateu o Paraguai por 2 a 0, na noite desta […]

Postagens