COVID-19: EUA anunciam doação imediata de vacinas ao Brasil

País vai repassar 80 milhões de doses, separadas por lotes. Maior parte será proveniente do consórcio da OMS

Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (3/6) que o Brasil foi incluído na lista de países que irão receber parte do primeiro lote de doação de vacinas contra a COVID-19. Por ora, o plano de distribuição inclui 25 milhões de doses. Ainda não há detalhamento sobre o número de injeções repassadas às autoridades brasileiras.

Há pouco mais de 15 dias, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que o país enviaria, a outras nações, 80 milhões de doses de vacinas contra COVID-19 até o fim de junho. O lote anunciado nesta quinta compõe o montante; não há, porém, informações sobre o contingente restante.

Do lote inicial, ao menos 19 milhões das injeções serão alocadas pelo Covax, consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil está incluído no grupo que deve dividir 6 milhões de exemplares. Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, Comunidade do Caribe e República Dominicana também compõem essa parcela.

Outras 7 milhões vão para a Ásia: Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Ilhas Maldivas, Malásia, Filipinas, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Laos, Papua Nova Guinea, Taiwan, e as Ilhas do Pacífico. Por fim, 5 milhões irão para a África, distribuídas entre os países selecionados em coordenação com a União Africana.

As 6 milhões de doses restantes deste primeiro lote serão distribuídas entre parceiros regionais dos americanos como o México, Canadá, a Coreia do Sul, Cisjordânia, Gaza, Ucrânia, Kosovo, Haiti, Geórgia, Egito, Jordânia, Iraque e Iêmen. Os trabalhadores da linha de frente das Nações Unidas também serão contemplados.

“Compartilhamos essas doses não por favores ou concessões. Compartilhamos essas vacinas para salvar vidas e liderar o mundo em direção ao fim da pandemia com o poder de nosso exemplo e nossos valores”, disse Biden, filiado ao Partido Democrata.

Fonte: Agência Estado e AFP

Next Post

Vacinação contra a Covid-19 segue em Alagoinhas nesta sexta-feira(04);veja os grupos.

Qui Jun 3 , 2021
A vacinação contra a Covid-19 segue em Alagoinhas, nesta sexta-feira (04). De acordo com a prefeitura, a aplicação da primeira dose será para Rodoviários, trabalhadores de farmácias e da limpeza urbana com 18 anos ou mais podem procurar o CETEP (antigo Colégio Estadual), das 8h às 12h, para receber a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Devem […]

Postagens