Secretaria de Saúde de Alagoinhas (BA) promove palestra para conscientização sobre alergia alimentar

Foto: divulgação

“Alergia Alimentar na Infância” foi tema da palestra ministrada pela enfermeira Isabela Líger que aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Esperança, localizada no bairro Jardim Petrolar. A iniciativa integra o Programa Multidisciplinar de Atenção à Criança com Alergia Alimentar e marca o mês de conscientização sobre esse assunto que aflige muitas famílias.

A ação da Secretaria de Saúde de Alagoinhas (SESAU) contou com a participação da comunidade e de famílias que convivem com as dificuldades de uma rotina com uma criança com alergia alimentar. “Foi um momento muito proveitoso porque foi possível falar sobre esse assunto, trazendo mais consciência e sensibilizando a comunidade para o assunto”, conta a enfermeira Isabela.

Para a secretária de saúde Rosânia Rabelo, idealizadora do Programa, é preciso colaborar com o apoio e conhecimento dessas famílias que convivem diariamente com as questões ligadas a essas alergias. “O suporte às crianças com alergia alimentar cadastradas em nossa rede de saúde vem sendo ampliado a cada dia. Em abril, tivemos um grande avanço com a implantação do ambulatório multidisciplinar, com atendimento semanal”, destaca Rosânia.

Alergia Alimentar

Após a ingestão de substâncias presentes em determinados alimentos, o sistema imunológico de uma criança pode apresentar reações adversas. O consumo dessas substâncias podem desencadear sintomas que variam de gravidade e pode levar à morte.

Programa Multidisciplinar de Atenção à Criança com Alergia Alimentar

O serviço está em funcionamento na Unidade de Saúde da Zona Rural, localizada na segunda travessa Parque José Dórea, nº 36 (antigo prédio da SMTT). Para ter acesso ao atendimento desse programa, as famílias das crianças cadastradas devem entrar em contato com a assistente social Jilzeane Souza pelo número 75991682523 ou presencialmente na sede da Secretaria de Saúde de Alagoinhas.

Quem ainda não tem cadastrado no programa, posteriormente, poderá ter acesso ao serviço após as unidades de saúde da família identificarem a alergia alimentar e encaminharem para a assistente social da SESAU.

Fonte: SECOM /Alagoinhas

Next Post

Robert tatua taça do Baianão conquistada pelo Atlético de Alagoinhas: 'Representa muito'

Sex Mai 28 , 2021
O atacante Robert eternizou a conquista do Campeonato Baiano. O jogador, de 35 anos, tatuou na panturrilha a taça do título inédito conquistado pelo Atlético de Alagoinhas. “Essa conquista representa muito para mim, ainda mais no clube onde fiz história como maior artilheiro e agora sendo campeão inédito. Uma felicidade imensa em fazer parte da história […]

Postagens