‘Superlua’ é vista no céu de Salvador; eclipse lunar ocorre na manhã desta quarta

Eclipse lunar só poderá ser visto em cidades das regiões oeste e sudoeste do estado. Com fenômeno da ‘superlua’, satélite aparenta 14% maior e 30% mais brilhante.

Superlua’ em Salvador, na madrugada desta quarta — Foto: Reprodução/TV Bahia

O fenômeno conhecido como “superlua” foi observado no céu de Salvador, na madrugada desta quarta-feira (26). O fenômeno também pôde ser visto ao redor do mundo.

A “superlua” apareceu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante que o normalmente observado. Esse fenômeno ocorre quando, ao mesmo tempo, a lua é cheia e está no perigeu, que é o ponto da trajetória mais próximo da Terra.

Além da “superlua”, um eclipse lunar total – quando sol, Terra e lua se alinham e o planeta faz sombra sobre o satélite – ocorre na manhã desta quarta-feira.

O eclipse começou às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do sol começa a ser observada na lua –, teve início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.

Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, o eclipse, entretanto, não poderá ser observado de Salvador. Na Bahia, apenas algumas cidades do oeste e sudoeste do estado poderão ver o fenômeno.

Fonte: G1

Next Post

Jovem é morto a tiros enquanto dormia em Alagoinhas

Qua Mai 26 , 2021
  Um jovem identificado como Robson de Souza foi assassinado a tiros na madrugada de terça-feira (25), enquanto dormia no sofá, em um apartamento, na localidade da Nova Brasília, no município de Alagoinhas. De acordo com informações do boletim de ocorrência da Polícia Civil, divulgadas pelo Luciano Reis Notícias, dois suspeitos chegaram, arrombaram a porta do […]

Postagens