Município de Alagoinhas é escolhido pela CGU para implementação de dois importantes programas

Foto: Roberto Fonseca

Alagoinhas aderiu a dois importantes programas da Controladoria-Geral da União (CGU), na manhã desta terça-feira (25). Um deles é o Time Brasil, cujo propósito é fortalecer a gestão interna do município no combate à corrupção. O outro se chama “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania – UPT”, que é uma jornada de conhecimento pela educação cidadã, voltado para estudantes do Ensino Fundamental.

A solenidade virtual teve a participação do prefeito Joaquim Neto, do secretário de Educação Gustavo Carmo, do secretário de Administração Lula Prata, da Controladora Geral do município Leila Carla Vila Flor, do ouvidor municipal David Ribeiro, do representante da Unidade Regional da CGU no Estado da Bahia, Rodrigo Giudice e do superintendente Ronaldo Machado, além da representante do Programa UPT, Gabriela Neiva.

Foto: Roberto Fonseca

A boa avaliação das políticas públicas implementadas pela gestão Joaquim Neto, com destaque para a Transparência e o trabalho premiado da Ouvidoria Municipal, foi o principal critério utilizado pela CGU na escolha de Alagoinhas como município pioneiro, onde os programas serão implementados.

A execução do plano de ação já poderá ser posta em prática, com o acompanhamento da CGU até o seu encerramento. Para isso, foi montado um grupo de trabalho com membros da gestão municipal (dois auditores fiscais, um coordenador de TI e o ouvidor municipal, na presidência). “Todas as realizações da prefeitura serão publicadas no site da CGU, para maior visibilidade das ações. Ao final, será dado um grande salto na excelência da gestão pública de Alagoinhas”, destacou Rodrigo Giudice.

Foto: Roberto Fonseca

O Time Brasil possui 3 eixos: transparência, integridade e participação social. A partir dessa tríade, o município poderá minimizar possíveis lacunas para prevenir a corrupção. “A CGU combate a corrupção, mas também possui atuação preventiva, com a educação cidadã. Nesse sentido, a UPT tem a missão de formar futuros cidadãos, que irão usufruir do serviço público, ou mesmo, se tornarão gestores”, considerou o superintendente da CGU, Ronaldo Machado.

O prefeito Joaquim Neto mencionou o aumento exponencial da nota do município na Transparência, subindo de 2.44, em 2017, para 9.67, em 2021. “Nossa Controladora é uma funcionaria efetiva, assim como o nosso secretário de Administração. Ficamos muito orgulhosos e tranquilos com essa adesão”. O chefe do executivo também falou sobre a prioridade com a educação municipal, o que se reflete em um IDEB crescente, manifestando total interesse na execução imediata do programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania – UPT”, que tem a parceria do Instituto Maurício de Souza.

De maneira lúdica e com o auxílio dos personagens da Turma da Mônica, o programa UPT aborda conceitos como democracia, participação, transparência, ética e cidadania. Os professores terão formação online para uso dos materiais didáticos, em curso à distância. O Kit UPT é composto por manual do professor, caderno do estudante, revistas em quadrinhos e jogos.

Para o secretário de Educação Gustavo Carmo esse é um momento de comemoração. “Consideramos o viés da UPT da maior relevância. Venho de uma geração na qual a cidadania fazia parte da escola. Esses temas são caros à formação do caráter e personalidade das nossas crianças”. Ele ainda informou sobre a participação pioneira de Alagoinhas no programa “Educar pra valer”, que tem o know how da cidade de Sobral, com a melhor educação pública do país. “Pelo ‘Educar pra valer’, vamos disponibilizar pacotes de dados gratuitos a todos os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais”.

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Alagoinhas: Lares de idosos recebem doações arrecadadas no Drive Thru Solidário

Ter Mai 25 , 2021
Nesta terça-feira (25), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram mais uma entrega de doações arrecadadas no Drive Thru Solidário. Hoje foi a vez dos lares de idosos Casa do Oleiro, Lar Nossa Senhora do Carmo, Lar Nova Esperança, Emma Barbetti, Recanto da Paz, Kairós, Plácido de Carvalho, Lírio dos Vales e Bezerra de Menezes. […]

Postagens