Bebês nascem com anticorpos contra Covid e pesquisadores estudam se proteção é duradoura

Enrico e Antonella nasceram esta semana com imunidade contra a doença. No caso dele, a mãe havia sido vacinada durante a gestação. Já a mãe de Antonella teve sintomas leves no fim da gestação e acabou passando os anticorpos para a filha.

Foto: Reprodução

Uma notícia trouxe esperança esta semana para as grávidas. Os pequenos Enrico e Antonella vieram ao mundo com o que todo mundo mais quer nessa pandemia: imunidade contra a Covid-19. Eles já nasceram com anticorpos. Agora, pesquisadores brasileiros vão estudar se a proteção é duradoura.

Enrico nasceu dia 9 de abril em Tubarão, Santa Catarina. A mãe é médica, trabalha no posto de saúde e, por isso, teve direito a ser vacinada. É o primeiro caso conhecido no Brasil de transferência da imunidade da grávida para o bebê depois da vacina CoronaVac.

Os médicos explicam que a passagem de imunidade da mãe para o bebê aconteceu graças a transferência placentária, ou seja, os anticorpos chamados IGG, desenvolvidos pelo sistema imunológico da mãe depois da vacina, cruzaram a placenta e chegaram até Enrico.

O caso da pequena Antonella, de Cruzeiro do Sul, no Acre, que também nasceu imunizada, foi diferente. A mãe, a empreendedora Joyce Ramirez, teve sintomas leves da Covid quando estava no oitavo mês de gravidez e não havia tomado nenhuma vacina contra o coronavírus.

“No resultado do meu exame, estava lá que eu contraí o vírus, estava imune, estava com anticorpos bem reagentes. E, para a nossa surpresa, quando eu fiz o exame dela, estava lá o resultado que a Antonella já estava imune também”, conta Joyce.

Fonte: G1

Next Post

Grávida que perdeu bebê baleada em confronto policial em Paripe sai do coma

Seg Mai 24 , 2021
A mulher grávida que perdeu o bebê ao ser supostamente atingida por policiais durante um confronto armado, Jussilene Santana Juriti, de 26 anos, saiu do coma neste final de semana. Na semana passada, moradores do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde ela foi baleada, fecharam uma das vias na estrada do Derba em […]

Postagens