Matrícula no SISU e inscrição na lista de espera terminam nesta sexta-feira (23)

Foto: Reprodução

Os candidatos aprovados no SISU têm até esta sexta-feira (23) para fazer a matrícula na universidade escolhida. Os estudantes que não conseguiram uma vaga também têm até hoje para manifestar interesse em participar da lista de espera.

O resultado do SISU foi divulgado no dia 16. Os candidatos puderam consultar todos os detalhes na plataforma do programa. Diante disso, a próxima etapa é a entrega da documentação exigida pela instituição de ensino.

Para isso, os candidatos aprovados tiveram cinco dias para fazer esse procedimento. Dessa maneira, nesta sexta-feira (23) chega ao fim o prazo de matrícula. Todos os inscritos no processo seletivo concorreram a 206.609 vagas.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é a chance de conseguir uma vaga nas universidades públicas, Estaduais ou Federais, e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As vagas eram distribuídas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior.

No processo seletivo havia vagas para cursos na modalidade presencial e para o Ensino à Distância (EAD). Cada candidato pode escolher até dois cursos, colocando em ordem de preferência.

Durante os dias 6 e 14 de abril, os mesmos puderam alterar as escolhas, com base na nota de corte. Essa mostra a nota mínima no Enem 2020 exigida para o curso. Com isso, são aumentadas as chances de conseguir ingressar no ensino superior.

Os estudantes que não foram aprovadas podem concorrer às vagas remanescentes. Essas só ficarão disponíveis após a fase de matrícula. Isso porque são as vagas não preenchidas pelos candidatos aprovados na primeira chamada do SISU.

Para concorrer às vagas remanescentes é necessário manifestar interesse no portal do SISU. Essa etapa iniciou no mesmo dia de divulgação dos aprovados e finalizará nesta sexta (23). Isso porque, a partir da próxima semana, as universidades já começarão com os novos estudantes.

Quem ainda não manifestou o interesse a essa oportunidade deve ficar ciente que terá que escolher um dos cursos já selecionados. Dessa maneira, não poderá concorrer a vagas para os dois cursos e nem poderá alterar a escolha.

Após essa etapa, os estudantes devem ficar atentos às divulgações realizadas pelas instituições de ensino. Elas serão responsáveis pela convocação que será feita em suas plataformas digitais, como site e redes sociais.

Fonte: Da Redação

Next Post

Bruno Reis anuncia retomada das aulas semipresenciais em Salvador: 'Dia 3 de maio'

Sex Abr 23 , 2021
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) e famílias poderão fazer visitação nas instituições. Retorno será tanto para escolas públicas, quanto para particulares. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a retomada das aulas de forma semipresencial, nesta sexta-feira (23). O retorno será a partir do dia 3 de maio, tanto para escolas públicas municipais, quanto para […]