Senado cria CPI da Pandemia e inclui apuração a estados e municípios

Comissão tem objetivo de investigar ações e omissões do governo federal durante crise do coronavírus

Foto : Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instalou oficialmente, ontem (13), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. No ato, ele determinou que, além de apurar as ações e omissões do governo federal durante a crise do coronavírus, os repasses de recursos aos estados e municípios também serão investigados.

A CPI, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tem o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados”.

Pacheco informou o incremento da função da comissão durante a leitura da sua criação, atendendo a um pedido do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Ele afirmou que poderão ser fiscalizados “os recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia da Covid-19″.

A inclusão de governos e prefeituras na investigação era defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que chegou a cobrar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso a abertura de outra CPI direcionada aos poderes estaduais e municipais.

Fonte: Metro1

Next Post

Sisu 2021 encerra nesta quarta-feira o período de inscrição

Qua Abr 14 , 2021
Resultado deve ser divulgado na sexta-feira (16). Sistema oferece 209 mil vagas em universidades públicas Estudantes que participaram do Exame do Ensino Médio (Enem) 2020 podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre até as 23h59 desta quarta-feira (14). Os candidatos concorrem a quase 210 mil vagas em universidades e instituições públicas de todo o país. […]

Postagens