No Brasil, certidões de óbitos e nascimentos pela internet crescem 162% durante pandemia.

Foto: Reprodução

 

Os Cartórios de Registro Civil do Brasil contabilizaram um crescimento de 162% nos pedidos de segundas vias de certidões de óbitos, nascimentos e casamentos por meio eletrônico.

Necessárias para uma série de atos do dia a dia, que vão desde o sepultamento de um corpo, passando pela solicitação de benefícios da previdência social, compra e venda de imóveis, entrada em inventários, separações, divórcios, até a inclusão em planos de saúde e atendimentos em hospitais, as certidões dos Cartórios de Registro Civil já podem ser solicitadas sem que os cidadãos saiam de casa, por meio do portal www.registrocivil.org.br.

Em números absolutos, os pedidos passaram de 18.090 em março de 2020, quando se iniciou a pandemia, para 42.087 em fevereiro deste ano. Na comparação entre os últimos dois meses de fevereiro, o aumento foi de 145%, enquanto que na comparação entre os meses de março o crescimento foi de 116%. Enquanto que o mês de março de 2019 totalizou 8.595 pedidos, março de 2020 contabilizou 18.090, e março de 2021, 39.135.

Ao fazer a solicitação, o cidadão pode optar por receber a certidão em papel ou digital, em meio eletrônico. Caso opte pelo papel, há a possibilidade de receber o documento pelos Correios ou retirar no Cartório mais próximo de sua residência. Caso a opção seja pela certidão digital, a mesma é enviada para o e-mail do usuário, que pode encaminha-la de forma eletrônica aos órgãos competentes. Caso imprima, passa a ser considerada cópia.

Fonte: Da Redação

Next Post

“Cegonha Social”: Assistência Social e Saúde realizam parceria para aprimorar Cuidado Humanizado na Maternidade de Alagoinhas.

Qua Abr 7 , 2021
Uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Sesau) vai ampliar os cuidados com as gestantes na Hospital Maternidade de Alagoinhas. Nesta terça-feira (06), em encontro que contou com as presenças do prefeito Joaquim Neto, da secretária da Semas, Ludmilla Fiscina, da Saúde Rosânia Rabelo, vereadora Jaldice Nunes, representando o Legislativo, […]

Postagens