Alagoinhas já vacinou mais de 12 mil pessoas contra Covid-19

Foto: Reprodução

Pioneiro no interior do estado na vacinação contra Covid-19, o município de Alagoinhas teve suas primeiras doses aplicadas em 19 de janeiro, começando pelos idosos que moram em Instituições de Longa Permanência (173), e seus cuidadores (56) , deficientes institucionalizados (33) e profissionais de saúde da linha de frente (1258), grupos prioritários das primeiras etapas do Plano Municipal de Imunização.

Com o recebimento de novos lotes – AstraZeneca e CoronaVac- foi possível ampliar os grupos atendidos, contemplando pessoas com 90 anos ou mais (650), entre 85 e 89 anos (836), entre 80 e 84 anos (1528), entre 75 e 79 anos (2214), entre 70 e 74 anos (2989), quilombolas com 60 anos ou mais (80), pacientes renais em tratamento de Hemodiálise (66), trabalhadores da saúde incluídos na terceira etapa do Plano Municipal ( 2.591), e, finalmente, idosos de 69 anos ou mais (368). Gestantes também fazem parte desta etapa e serão vacinadas após triagem pelas Unidades de Saúde da Família.

Foto: SECOM

No total, são 12.842 pessoas vacinadas e 3066 já receberam a dose de reforço, completando o esquema de imunização. Até o momento, município recebeu 13.906 doses para primeira aplicação e 3976 para a segunda aplicação.

De acordo com o prefeito Joaquim Neto, a eficiência da logística faz com que Alagoinhas tenha capacidade para distribuir e aplicar com rapidez e segurança as doses da vacina.Em dois dias de mutirão ocorrido no último final de semana, a prefeitura alcançou a marca de 2.635 pessoas vacinadas com 70 anos ou mais.

“Trabalhamos com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas possível, e mais do que números, todo o processo segue à risca os protocolos de segurança, envolvendo equipes treinadas, motivadas, e estrutura adequada para o acondicionamento das doses, na Central de Imunização, o que reduz bastante o risco de perda ”, detalhou Joaquim Neto. “Nosso cronograma ainda depende do quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, para cada grupo específico, mas em Alagoinhas, as metas são rapidamente atingidas, e o porcentual está acima da média de outras cidades do estado com igual ou maior porte”, completou o prefeito.

Segue, em andamento, a vacinação com a primeira dose de profissionais de saúde de clinicas médicas, odontológicas, similares, e os autônomos. Também está sendo aplicada a segunda dose da vacina nos profissionais da saúde e idosos que foram vacinados na primeira quinzena de fevereiro, e nos dias 04, 05, 06 de março.

O município aguarda a chegada de novo lote para iniciar novo cronograma de imunização.

Foto: SECOM

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Gás de cozinha será vendido por quase metade do preço durante ação de petroleiros em São Francisco do Conde

Sex Mar 26 , 2021
Duzentos botijões do gás de cozinha serão vendidos a R$ 50, quase metade do preço médio, no município de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. A ação, do Sindicato dos Petroleiros da Bahia, acontece às 6h30 desta sexta-feira (26/3) no portão principal da Refinaria Landulpho Alves. Só poderão comprar o produto mulheres inscritas […]

Postagens