Justiça concede liminar e proíbe demissão de funcionários da Ford de Camaçari

Foto: Divulgação

A Justiça do Trabalho concedeu na última sexta-feira (5), uma liminar que suspende a demissão coletiva de funcionários da Ford da fábrica de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A decisão proíbe demissões até que o acordo entre a empresa e os funcionários seja encerrado. O encerramento das atividades foi feito em janeiro deste  ano.

O juiz Leonardo de Moura Landulfo Jorge, da 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, determinou que, durante as negociações e enquanto os contratos de trabalho estiverem em vigor, a Ford não poderá suspender o pagamento dos salários e das licenças remuneradas dos trabalhadores.

A empresa também não pode, segundo a decisão, praticar “assédio moral negocial, de apresentar ou oferecer propostas ou valores de forma individual aos trabalhadores, durante a negociação coletiva, devendo, caso seja do seu interesse, informar a coletividade das tratativas através de comunicados oficiais”.

Ainda de acordo com a decisão, o juiz determinou que, caso a liminar não seja cumprida, poderá ser aplicada uma multa de R$ 1 milhão por item descumprido, mais R$ 50 mil por trabalhador atingido.

Não foi informado se a Ford já foi notificada, e ela pode recorrer da decisão, de acordo com o G1.

Next Post

Homem é retirado do avião por se recusar a usar máscara

Sáb Fev 6 , 2021
Em meio à pandemia, um homem foi retirado de um avião da Gol que partiu de Salvador com destino a Brasília por se recusar a usar máscara na aeronave, na manhã deste sábado (06). O voo da Gol de número 1865 teve que retornar para Salvador, depois do passageiro, que não teve o nome revelado, alegar […]

Postagens