Emissão da nova carteira de identidade em Feira de Santana e outras cidades do interior a partir de 15 de agosto

A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

A partir de 15 de agosto, moradores de Feira de Santana e outras cidades do interior da Bahia poderão emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN). O serviço estará disponível nos postos SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras.

Antes disso, conforme já divulgado aqui no portal Acorda Cidade, a partir de 1º de agosto, a emissão da nova carteira será iniciada em mais cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os postos que começarão a oferecer o serviço em Salvador são: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai. Na RMS, os postos de Camaçari e Lauro de Freitas também iniciarão a emissão.

Além disso, a partir de 8 de agosto, mais seis postos serão incluídos no processo de emissão da nova carteira de identidade. Na capital, os postos SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi estarão aptos a emitir o documento. Na RMS, os postos de Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial) também começarão a oferecer o serviço.

Cronograma de Emissão:

1º de Agosto:
Salvador: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai
RMS: Camaçari e Lauro de Freitas

8 de Agosto:
Salvador: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi
RMS: Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial)

15 de Agosto:
Interior: SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras

Documentos

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.

A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos; e até informações como tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.

O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Com investimento superior a R$ 8,6 milhões, a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Com informações da Secom-BA

Next Post

Segurança particular morre após ser ferido por disparo acidental feito pela própria arma

Seg Jul 29 , 2024
Na madrugada deste domingo (28), um segurança particular morreu após ser atingido por um disparo acidental de arma de fogo durante um evento na zona rural de Conceição do Almeida, no recôncavo baiano. A Polícia Civil está investigando o caso como “morte a esclarecer, sem indício de crime”. A vítima foi identificada como André Luis Santos […]

Postagens