A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
A partir de 15 de agosto, moradores de Feira de Santana e outras cidades do interior da Bahia poderão emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN). O serviço estará disponível nos postos SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras.
Antes disso, conforme já divulgado aqui no portal Acorda Cidade, a partir de 1º de agosto, a emissão da nova carteira será iniciada em mais cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os postos que começarão a oferecer o serviço em Salvador são: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai. Na RMS, os postos de Camaçari e Lauro de Freitas também iniciarão a emissão.
Além disso, a partir de 8 de agosto, mais seis postos serão incluídos no processo de emissão da nova carteira de identidade. Na capital, os postos SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi estarão aptos a emitir o documento. Na RMS, os postos de Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial) também começarão a oferecer o serviço.
Cronograma de Emissão:
1º de Agosto:
Salvador: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai
RMS: Camaçari e Lauro de Freitas
8 de Agosto:
Salvador: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi
RMS: Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial)
15 de Agosto:
Interior: SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras
Documentos
De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.
A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos; e até informações como tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
Com investimento superior a R$ 8,6 milhões, a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Com informações da Secom-BA