Bahia é o segundo estado com mais pessoas vivendo sem banheiro em casa

Dados foram revelados pelo IBGE nesta sexta-feira (23)

Bahia é o segundo estado com pessoas vivendo sem banheiro Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais de 182 mil pessoas vivem em domicílios que não têm banheiro na Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). O estado é o segundo com mais pessoas vivendo nessas condições, atrás somente do Maranhão. Na Bahia, a proporção de pessoas sem banheiro em casa é de 1,3%, maior do que a média nacional (0,6%).

Os dados fazem parte do Censo 2022 e dizem respeito ao módulo Características dos Domicílios. Segundo as informações, a situação da Bahia melhorou em todos os 417 municípios baianos. Em 2010, a proporção de moradores em domicílios era de 8,6%.

Apesar disso, as desigualdades regionais ficam evidentes nos resultados da pesquisa. Em Salvador, apenas 0,02% da população vive em residências sem banheiro – o que representa 476 pessoas, segundo o Ibge.

Enquanto isso, essa continua sendo a realidade para proporções expressivas das populações de algumas cidades, como Pilão Arcado, onde 21,1% dos habitantes não têm sanitários em casa. Também são destaques negativos Chorrochó (19%) e Pedro Alexandre (16,4%).

“A carência de algo tão básico como o acesso ao banheiro nas residências compromete a saúde da população, principalmente em jovens e idosos. Isto é, uma vez que os habitantes ficam expostos a essa realidade precária se torna mais propício contrair doenças associadas à falta de saneamento”, pontua o Instituto Trata Brasil, que desde 2007 publica estudos sobre saneamento básico no Brasil.

Fonte: Correios

Next Post

Funcionária é estuprada dentro de delegacia; criminoso foi preso

Sáb Fev 24 , 2024
A identidade do criminoso não foi informada Uma mulher de 40 anos, funcionária terceirizada de uma delegacia de polícia do Guarujá, no litoral paulista, foi estuprada dentro de seu local de trabalho na manhã da última terça-feira (20). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o criminoso, um homem de 52 anos, foi […]

Postagens