Brasil terá dia nacional de combate à tortura

Data faz referência ao caso Amarildo

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) sancionou nesta segunda-feira (8) a lei que define o dia 14 de julho como Dia Nacional de Combate a Tortura. O projeto tramitava desde 2013.

O projeto de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tem como referência a data de um caso ocorrido em 2013. Quando o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza foi detido por policiais militares e levado à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, no Rio de Janeiro, onde foi vitima de várias formas de tortura até a morte.

Segundo o parlamentar, embora o Brasil tenha apoiado a Convenção das Nações Unidas Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes e de ter uma lei que define o crime de tortura “o uso da tortura como meio de obtenção de informação continua a ser prática recorrente em nosso país”.

Fonte: Metro1

Next Post

Micro-ônibus levava famílias que faziam passeio no litoral; saiba quem são as vítimas

Ter Jan 9 , 2024
Oito pessoas sobreviveram O acidente que causou a morte de 24 pessoas e feriu outras sete, na BR-324, na altura de São José do Jacuípe, comoveu os moradores de Jacobina, no centro-norte baiano. O micro-ônibus envolvido no acidente transportava famílias que voltavam de um passeio em Guarajuba, no Litoral Norte. Entre as vítimas estão líderes religiosos, uma […]

Postagens