Em votação histórica, Câmara aprova reforma tributária

Com a aprovação nos dois turnos, agora o texto segue para promulgação

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, na noite da sexta-feira (15), em uma votação histórica, a proposta de reforma tributária. O texto já havia sido analisado pelo Senado Federal e agora irá para promulgação. No primeiro turno, foram registrados 371 votos favoráveis e 121 contrários; no segundo, 365 votos favoráveis e 118 contrários, respectivamente.

O texto já havia sido analisado anteriormente na Câmara, mas, após ter ido ao Senado, os membros da Casa alteraram o conteúdo da reforma, e o texto voltou para ser apreciado novamente.

Entre as medidas da reforma, está a possibilidade de adoção de crédito presumido, de forma a incentivar a produção de veículos elétricos e flexíveis. Ou seja, a empresa que utilizar o crédito será ressarcida do valor do imposto pago.

Também fica definida uma “cesta básica nacional” isenta de impostos, além da inclusão de uma devolução obrigatória do imposto pago pelo consumidor para famílias de baixa renda na compra de gás de botijão.

A reforma tributária também cria o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), que irá unir impostos que já existiam, como a Contribuição sobre Bens e Serviços, que reunirá o PIS, Cofins e IPI, e o Imposto sobre Bens e Serviços, que unificará o ICMS e o ISS.

Fonte: Metro1

Next Post

Emissão de boleto do IPTU pode ser feita de forma cômoda e rápida no site da Prefeitura de Alagoinhas

Seg Dez 18 , 2023
O cidadão de Alagoinhas pode emitir o boleto para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício 2023 de forma cômoda e prática, através do site oficial da Prefeitura ou pelo WhatsApp, sem precisar se deslocar ou enfrentar filas. Solicitação pelo site Basta acessar o site https://sefaz.alagoinhas.ba.gov.br/, clicar no ícone 2ª Via IPTU, fazer a pesquisa do […]

Postagens