13º salário: pagamento da primeira parcela vence nesta quinta-feira

O valor do 13º é proporcional ao período trabalhado. Saiba calcular quanto entrará em sua conta. A segunda parcela será paga até 20 de dezembro

O 13º abrange empregados que tenham trabalhado ao menos 15 dias durante o ano e não tenham sido demitidos por justa causa – (crédito: Tony Winston/Agência Brasília)

A primeira parcela do décimo terceiro salário terá de ser paga até esta quinta-feira (30/11) a trabalhadores contratados pela consolidação das leis trabalhistas (CLT). Nesta parcela inicial, os empregados receberão 50% do salário bruto, sem os descontos.

A primeira parcela do 13º também incluirá os valores referentes a horas extras, adicionais e comissões. A segunda parcela do décimo deverá ser paga até 20 de dezembro. Nesta etapa, o montante sofrerá descontos de tributos como Imposto de Renda (IR) e a contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, o valor da segunda parcela do décimo terceiro ficará menor do que o valor a ser pago neste mês.

Cálculo do benefício

O valor do décimo terceiro salário é proporcional ao período trabalhado. O cálculo considera a soma dos salários bruto que o trabalhador recebeu da empresa ao longo de um ano. Esse resultado é dividido por 12. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesta conta.

Para trabalhadores afastados por licença médica, a empresa paga o valor proporcional ao tempo trabalhado, com os primeiros 15 dias de afastamento, enquanto o INSS paga o restante.

Se o trabalhador ficar afastado durante todo o ano, o 13° será integralmente pago pelo INSS.

Quem tem direito

O décimo terceiro salário é um direito destinado a trabalhadores contratados por meio da CLT. Esse benefício, previsto no artigo 7º da Constituição, abrange empregados que tenham trabalhado ao menos 15 dias durante o ano e não tenham sido demitidos por justa causa.

Servidores públicos, aposentados e pensionistas também recebem a gratificação. Esse benefício, porém, foi destinado a aposentados e pensionistas para maio e junho deste ano.

Fonte: CB

Next Post

SEDUC promove oficina para estratégia MAJOG de aprendizagem em Alagoinhas

Qui Nov 30 , 2023
Gestores escolares da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental participaram, na quarta-feira (29), da 4ª Oficina do Projeto MAJOG – Matemática em Jogo. A atividade orientou os profissionais da Rede Municipal de Ensino, detalhando como os Jogos Matemáticos do Projeto serão utilizados em sala de aula. O Projeto MAJOG é uma estratégia de […]

Postagens