Museu a Céu Aberto: terceira etapa é entregue à população no Dia de Finados

Celebrado nesta quinta-feira (02), o Dia de Finados foi marcado por homenagens aos entes queridos em Alagoinhas. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) inaugurou a terceira parte do Museu a Céu Aberto do Cemitério Jardim da Saudade, com a identificação das professoras primárias ali sepultadas.

A nova parte das homenagens aos filhos de Alagoinhas ocorreu logo após a missa solene na Capela do Cemitério Jardim da Saudade que contou com a população alagoinhense e foi celebrada pelo Padre Danilo Leal. “Hoje é o dia que celebramos a vida daqueles que estiveram conosco. Dia de reviver memórias e homenagear aqueles que já se foram”, comentou o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto.

Durante a manhã, foi realizado o ato simbólico de descerramento da placa em homenagem às professoras de ensino primário enterradas no cemitério.

“A primeira etapa foi em 2021 quando nós fizemos a reforma da capela, com o apoio da OSAB. Naquela época não havia ainda a possibilidade de fazer essa identificação dos túmulos, o que aconteceu depois, em 2022, quando identificamos 09 túmulos. Colocamos as placas na parte da frente do cemitério para mostrar os intendentes e prefeitos que foram sepultados nesse espaço. Esse ano, nós avançamos com essa identificação e homenageamos 05 professoras e a nossa primeira vereadora. Nossa intenção é identificar essas pessoas para que os visitantes possam encontrar aqui essas histórias e reverenciar nossos antepassados”, explicou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama.
Também aconteceu, durante a manhã de homenagens, a visita do Padre Danilo a alguns túmulos, jogando água benta e orando. “Deu um toque de maior emoção ao processo, especialmente, junto ao mausuleo do cônego Alfredo de Araújo que morreu em 1916 e foi também, intendente, em nossa cidade. Rosas brancas foram colocadas nas lápides, em respeito à memória de todos. A SECET agradece ao Padre Danilo, por essa compreensão e realização tão bonita, da Missa no Memorial e visita aos túmulos, no Museu a Céu Aberto”, concluiu Iraci.

O Cemitério Jardim da Saudade –  patrimônio cultural, arquitetônico e histórico do município – recebeu o Projeto Cemitério Jardim da Saudade como Expressão de Cultura,  idealizado pela SECET para destacar a Arte Cemiterial/Tumular – Patrimônios e seus símbolos em 2021.
Confira as imagens:

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Câmara aprova projeto de lei que amplia direito da mulher a acompanhante em serviços de saúde

Sex Nov 3 , 2023
Atualmente, o direito ocorre durante o trabalho de parto, parto e pós-parto A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (1º), um projeto que amplia o direito da mulher de levar acompanhantes a consultas em hospitais públicos e privados. Atualmente, as mulheres têm o direito a escolher e contar com um acompanhante durante o trabalho de parto, […]

Postagens