Mais de 4 milhões de baianos estão endividados

Apesar desse número, o levantamento do Serasa, mostra a queda desse percentual

Foto: Divulgação

Boas notícias! O índice de baianos com inadimplência crediária está em queda, o que beneficiou o bolso do consumidor. Levantamento feito pelo Mapa da Inadimplência do Serasa, o Brasil atinge a marca de 71,8 milhões de inadimplentes. Em agosto deste ano, os números estavam em 71,7 milhões em agosto, mostrando uma variação de 0,12%. Na Bahia, as dívidas com cartões e bancos tiveram uma queda de 0,24% de percentual entre agosto e setembro, passando de 32,23% das pendências financeiras para 31,99%. Em destaque temos Salvador com o número de 1.251.176 de inadimplentes, e Vitória da Conquista com 124.517.

Conforme o Serasa, mais de quatro milhões de baianos estão inadimplentes e juntos somam uma dívida que chega a R$18,4 bilhões, com média de R$4 mil para cada um. Esse percentual representa 40,30% da população adulta no Estado da Bahia, faixa etária com maior índice de inadimplentes têm entre 41 a 60 anos, contando 35,4% das dívidas, seguidos por indivíduos de 26 a 40 anos com 33,4% e credores maiores de 60 anos com 18,6%. Desse total, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens,

O Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, lançado nesta quarta-feira (24), informa que dívidas com cartões de crédito e bancos lideram o ranking com 31,99% de inadimplência, em sequência vem contas de gás, água e luz com 19,89% e Varejo com 17,46%.

A Fecomércio informou que em outubro deste ano houve uma queda no índice e informou que é o menor patamar desde 2021.“25,6% das famílias em Salvador possuem alguma conta em atraso. Além de ser a 12ª queda consecutiva que o levantamento do Serasa mostra, é o menor patamar desde maio de 2021. Atualmente, são 240,3 mil famílias inadimplentes, redução de 14 mil no contraponto mensal é de 168 mil na comparação anual.”, diz em nota

Programa Desenrola

Para incentivar a renegociação de dívidas entre os credores e os bancos, o Governo federal lançou o programa Desenrola Brasil que auxilia na redução do endividamento no país.

O Serasa Limpa Nome registrou 3,05 milhões de débitos renegociados em setembro, e através do programa, o governo concedeu cerca de $8,96 bilhões de descontos.

Algumas empresas parceiras disponibilizam no aplicativo da Serasa, ofertas que podem ter o mesmo desconto para pagamento à vista ofertados pelo credor no programa. Para fazer a simulação da negociação, basta acessar o site do Serasa ou baixar o aplicativo no seu celular.

Fonte: Trbn

Next Post

ALAGOINHAS : Bebê de nove meses morre após cair da cama

Qui Out 26 , 2023
Nesta terça feira ( 24 ) dia triste para uma familia residente no Bairro do Barreiro na Cidade de Alagoinhas – BA, as primeiras informações são de que um bebê de apenas nove meses de idade teria caido da cama enquanto estava dormindo. A familia chegou a prestar socorro levando para o Hospital Regional Dantas Bião, […]

Postagens