ALAGOINHAS SERÁ ÚNICO MUNICÍPIO DA BAHIA COM REPRESENTAÇÕES NO 51º CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO

O CNSA (Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE) acontecerá de 18 a 22 de setembro, no CENACON (Centro Nacional de Congressos), em Poços de Caldas-MG e contará com as participações do prefeito de Alagoinhas Joaquim Neto (PSD) e do diretor-geral do SAAE Alagoinhas Francisco Brito. O convite para o congresso foi realizado pela ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) em reconhecimento ao bom desenvolvimento na universalização do acesso à água no município, além dos frequentes esforços para o aumento da cobertura do esgotamento sanitário.

Um dos principais objetivos do congresso é debater o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, Lei n° 14.026/2020, aprovado pelo Governo Federal, que estabeleceu como prazo o ano de 2033 para que o país chegasse a 100% na cobertura do abastecimento de água e, no mínimo, 90% no esgotamento sanitário. Gestores de diversas regiões do Brasil estarão reunidos no painel “Os desafios para universalização do saneamento básico na visão dos prefeitos”. O prefeito de Alagoinhas será um dos palestrantes.

“Foi com muito orgulho que recebi esse convite, é uma honra falar sobre saneamento! Nossa cidade, graças a Deus, está chegando já à universalização de distribuição de água potável. Nós também crescemos de 11% para 45% a cobertura do esgotamento sanitário e é vontade nossa, até o fim do mandato, chegar a 65%. Então, é uma avanço, e pra mim é muito honroso sermos o único município da Bahia a fazer parte desse evento, junto a outros grandes municípios da nossa nação”, declarou Joaquim Neto.

O diretor-geral do SAAE Alagoinhas, Francisco Brito, que também é presidente da Regional Nordeste I da ASSEMAE (que compreende serviços de saneamento municipal da Bahia e Sergipe) será palestrante no painel “Os desafios dos municípios para a universalização dos serviços de saneamento até 2033”, contando a história da autarquia que dirige e, principalmente, falando de sua recuperação financeira nos últimos 7 anos e dos investimentos no saneamento do município.

“Alagoinhas terá destaque no 51° CNSA, contando com a participação do prefeito Joaquim Neto, e com a apresentação de trabalhos realizados pelos servidores do SAAE. O nosso município é um case de sucesso, principalmente quando se fala em recuperação financeira, austeridade e investimento no saneamento básico”, disse Francisco que completou “é uma honra ter sido convidado para palestrar e, tenho certeza, que representaremos com êxito nossa cidade”.

O evento também contará com diversas atividades e momentos de reflexão sobre os contextos e desafios para o saneamento, trazendo informações atualizadas sobre o que há de mais inovador no setor, debates, seminários, minicursos, painéis temáticos, mesas redondas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos realizados em diferentes partes do Brasil.

Quatro servidores do SAAE Alagoinhas submeteram seus trabalhos técnicos à banca avaliadora do congresso e foram aprovados para apresentá-los. Confira os títulos:

  • Padronização Necessária: rompendo barreiras para criação e implementação de manuais administrativos. Edson Silva de Araújo.
  • Para além dos salários: benefícios que agregam valor e retém servidores no SAAE de Alagoinhas. Edson Silva de Araújo.
  • Variação de íon nitrato em poços tubulares da ETA Engenheiro Francisco Távora em Alagoinhas-BA. Ramon da Silva Cerqueira e Adriano Almeida.
  • Proposta de uso do processo logístico de roteirização nos procedimentos operacionais de manutenção. Rodrigo Antunes de Almeida.

Fonte: Ascom SAAE Alagoinhas.

Next Post

Alagoinhas:Abertas as inscrições para a Oficina de Geração de Renda

Dom Set 17 , 2023
As inscrições para a Oficina de Geração de Renda “Flores Artificiais” oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) começarão na próxima segunda-feira, 18. As inscrições seguem até a sexta-feira, 22. Dessa vez, os participantes irão aprender a fazer flores artificiais no Centro de Ensino Profissionalizante da Assistência Social (CEPAS), localizado no CIAS e no Centro […]

Postagens