Prevenção e limpeza: Prefeitura de Alagoinhas realiza desassoreamento dos rios do município

Foto: Roberto Fonseca

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) iniciou nesta segunda-feira (13) o trabalho de limpeza e desassoreamento de rios, feito regularmente para manter os cursos d’água, evitando alagamentos. A ação, que conta com emenda coletiva da Câmara de Vereadores, começou no Riacho da Guia, em toda a área do entorno do distrito, e seguirá nas próximas semanas na sede e no distrito de Boa União.

Bruno Fagundes, gestor da SEDEA, explica que o desassoreamento é uma ação de cunho ambiental e consiste na remoção de resíduos,e sedimentos,  incluindo terra, vegetação e lixo, acumulados tanto nas margens, quanto no leito a fim de liberar o fluxo das águas.

“Esse também é um trabalho de prevenção contra alagamentos das áreas que que ficam às margens dos rios. É importante que a população tenha consciência e não faça o descarte de lixo nos cursos d’água. A limpeza é feita, mas  o acúmulo acontece novamente”, alerta Bruno.

A SEDEA faz o mapeamento das áreas e realiza esse tipo de trabalho regularmente, em todos os rios e riachos do município. A frequência é determinada pela necessidade, de acordo com o volume de acúmulo de resíduos. “Além do desassoreamento, é feita a recomposição da mata ciliar, com o plantio de espécies nativas, que funcionam como um filtro e dificulta a deposição de sedimentos provenientes da erosão no fundo do rio”, completou o secretário.

Foto: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Mulher que mandou matar marido, mas esqueceu câmeras ligadas, pagou R$ 18 mil por crime na BA

Sex Set 15 , 2023
Segundo familiares da vítima, os assassinos foram indicados por amiga da mentora; elas teriam se conhecido em frente a presídio Angélica Vinícios, mulher que mandou matar o marido, José Vicente de Cerqueira Sena, mas esqueceu as câmeras de segurança da sua casa ligadas, pagou R$ 18 mil pelo serviço dos pistoleiros. O caso aconteceu na quarta-feira […]

Postagens