Parceria Brasil e China: Instituto Confúcio é instalado na Ufba

Iniciativa visa intercâmbio de estudantes e professores dos países

Professoras da China começam a chegar este mês na Ufba – Foto: Shirley Stolze

A instalação do Instituto Confúcio (IC) na Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi oficializada nesta segunda-feira, 11, no Salão Nobre da Reitoria, localizado no bairro do Canela, em Salvador. A iniciativa foi viabilizada através de acordo assinado entre a Ufba e a Universidade de Xangai, uma das principais da China. O foco é a promoção do ensino da língua e cultura chinesa, além do intercâmbio de estudantes e professores para o desenvolvimentos de pesquisas entre os países.

Diante do objetivo, o Instituto Confúcio deverá fomentar debates sobre temas contemporâneos no mundo, seminários e cursos de formação sobre a cultura e história chinesas; assim como encontros e formações sobre relações internacionais e política internacional, exposições de arte e apresentações artísticas chinesas e brasileiras.

De acordo com o vice-reitor da Ufba, Penildon Silva Filho, os seminários acadêmicos em áreas científicas e culturais visam a aproximação entre professores, estudantes e pesquisadores das duas universidades em áreas como relações internacionais, história, literatura e ciência política, meio ambiente e sustentabilidade, engenharia, cinema e audiovisual, medicina e educação.

“Entendemos que uma boa parceria no campo da pesquisa e da extensão pode ser com o investimento conjunto das duas universidades nessas atividades, tanto de promoção de pesquisas e extensão com editais para apoio a projetos, como busca de recursos para a concretização de debates, seminários, apresentações artísticas, grupos de pesquisa”, afirma o vice-reitor.

Ainda este mês, começam a chegar as primeiras professoras da China que irão lecionar em cursos de mandarim. Em seguida, deverá ser anunciado o período de inscrição para os cursos nos canais institucionais da universidade. As aulas estão programadas para acontecer nas salas do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), onde também vai funcionar a sede do IC na Ufba.

Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio (IC) faz parte da Fundação de Educação Internacional Chinesa (CIEF) e é viabilizado através da parceria entre uma universidade da China e outra universidade em outro país, com o objetivo de promover o ensino da língua e cultura chinesas. O Instituto é composto de uma rede internacional de mais de 500 unidades presentes em 146 países.

O Instituto Confúcio na Ufba é dirigido pela professora Elsa Kraychete, da universidade federal do estado, e pelo professor Kun Zhang, da Universidade de Shangai. Ele terá como sede o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), que funciona no Largo 2 de Julho, em Salvador.

Fonte: AT

Next Post

Durante Operação de combate à poluição sonora, policiais do Quarto Batalhão apreendem aparelhagem de som

Ter Set 12 , 2023
Na noite deste domingo (10), policiais do Quarto Batalhão, ao verificarem denúncia de perturbação do sossego no Parque Diesel, localizaram equipamento de som, utilizado em alto volume, na via pública, composto por 01 equalizador; 01 subwoof; 01 amplificador DBK 360; 01 cx de som. Diante dos fatos, o material e seu proprietário foram apresentados na Delegacia […]

Postagens