Precatórios do Fundef e empréstimo serão votados na quinta-feira

ALBA marcou oficialmente a votação dos projetos para a noite da próxima quinta

ALBA deve votar projetos polêmicos nesta quinta-feira – Foto: Divulgação | ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), confirmou que a sessão do plenário que decidirá sobre a regulamentação do pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) acontecerá na noite de quinta-feira, 24.

De acordo com o governo do estado, com base em um parecer elaborado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), caso pagasse juros e correção, a gestão estaria incorrendo em ilegalidade.

A interpretação é rejeitada pelas entidades de classe representantes dos professores, que apontam que outras unidades da federação, como o Ceará e o Rio Grande do Norte, fizeram o pagamento de juros e de correção monetária ao repassarem as parcelas dos precatórios do Fundef.

Como compensação, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu pagar mais do que a legislação obriga. Enquanto a lei determina que 60% dos precatórios sejam destinados aos professores, a gestão estadual decidiu realizar a transferência de 90% do total para o magistério, sendo 60% para os trabalhadores do período entre 1998 e 2006 e 30% para quem está ativo em 2023.

Além dos precatórios do Fundef, os deputados estaduais devem apreciar na mesma sessão o projeto de autorização para a contratação de um empréstimo no valor de R$ 400 milhões junto à Caixa Econômica Federal, a serem investidos no Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

A tendência é que ambos os projetos sejam aprovados com facilidade na ALBA, já que o governo tem ampla maioria na Casa, com 43 dos 63 deputados estaduais. A oposição, entretanto, promete fazer barulho contra os projetos.

Fonte: AT

Next Post

Boletim epidemiológico: confira a atualização sobre a meningite

Qua Ago 23 , 2023
O boletim epidemiológico Nº 01/2023 divulgado pela Secretaria da Saúde de Alagoinhas (SESAU), mostra que em 2023, até a Semana Epidemiológica 33, foram notificados 07 casos suspeitos de meningite em Alagoinhas. Destes, apenas um caso foi confirmado (agosto) para outras meningites com etiologia não especificada, sendo ele uma pessoa do sexo masculino com 44 anos. Importante […]

Postagens