SEDEA realiza aula inaugural de cursos profissionalizantes gratuitos em Alagoinhas

Foto: Reprodução

O primeiro passo para uma nova formação profissional de 190 pessoas foi dado nessa sexta-feira (14), na aula inaugural dos cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), no auditório do Senac.

Trata-se de uma iniciativa do PREPARE-SE – Programa Municipal de Qualificação Profissional, da SEDEA, e oferece à comunidade 16 cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas, como beleza, saúde, atendimento etc. As aulas começam a partir de segunda-feira (17) e serão ministradas pelo Senac, centro educacional especializado em formação profissional, contratado pela Prefeitura para esse fim.

Na aula inaugural foram apresentados a metodologia e conteúdo dos cursos, além do material didático e equipamentos necessários paras as aulas práticas, disponibilizados gratuitamente pela SEDEA.  No total, 190 alunos foram matriculados nos cursos, que foram divididos em quatro etapas, distribuídas de julho a novembro, de acordo com a carga horária de cada um. Todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas.

Para Bruno Fagundes, gestor da SEDEA, as transformações pelas quais o mercado passou resultaram numa deficiência nas contratações formais; é essa carência que motiva a gestão municipal a investir na formação profissional dos cidadãos. “Vemos a necessidade de ajudar as pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho a adquirirem uma profissão, ou se qualificarem e se aperfeiçoarem em algo que já praticam e assim, consigam transformar esse talento e conhecimento técnico em fonte de renda, de forma independente”, afirma Bruno.

O prognóstico feito pelo secretário já pôde ser visto na prática. Um exemplo é a história de Joandson da Paixão, conhecido como Joandson Sanpax, fez o curso de Barbeiro Profissional pelo PREPARE-SE, em 2022. Passou a exercer a profissão e além disso tornou-se professor, ensinando outros jovens em cursos de formação em barbearia. “O curso ampliou meus horizontes em relação a barbearia, um aprendizado de excelência; foi o ponto de partida para me tornar educador. Hoje trabalho como barbeiro, ensino e continuo a buscar conhecimento na área da beleza”, relembra Joandson.

Neste ano, Jozenice Muniz está matriculada no curso de Escova e Modelagem, atividade que já desenvolve em casa, de maneira amadora. Aos 34 anos, ela está passando por um período de transição profissional. “Quando eu soube dos cursos, eu fiquei muito feliz. Eu já queria me profissionalizar nessa área e no primeiro dia de matrículas, eu já fiz a minha. Quero seguir nessa área, empreender e ter o meu próprio negócio”, planeja Jozenice.

Já Marina da Rocha, de 29 anos, buscou o curso de Técnicas de Atendimento em Farmácia para ter uma nova possibilidade de atuação. Ela conta que “trabalha como operadora de caixa e, no mercado de trabalho, é sempre bom se preparar, fazer cursos, para quando for necessário ou surgirem novas oportunidades, estar pronta”.

Os vereadores Luma Menezes e Thor de Ninha estiveram presentes no evento e falaram aos alunos.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Trem do Forró: Fraldas e leite em pó são entregues a lares de idosos e APAE

Sex Jul 14 , 2023
Fechando um ciclo louvável, que se iniciou nos preparativos para o Trem do Forró, nesta sexta-feira (14) começaram a ser distribuídos os pacotes de fralda e as latas de leite em pó recolhidos durante a troca de ingressos para a atração mais amada do São João de Alagoinhas. Com as doações, serão beneficiados 7 lares de […]

Postagens