São João 2023: PROCON Municipal realiza treinamento para vendedores ambulantes

Foram abordados temas da área do Direito do Consumidor, como saúde, vida e segurança; educação, liberdade de escolha e informação adequada; proteção contra a publicidade enganosa e abusiva; proteção contratual; e prevenção e reparação de danos sofridos pelo consumidor.

Outros assuntos abordados na formação, conduzida pela Diretora do PROCON Dra. Monalisa Morais, foram relativos às formas de pagamento e sobre os produtos impróprios para o consumo. Sobre os preços dos produtos, foi aclarado de que precisam ser expostos de forma correta, clara e legível .

“A informação clara e de fácil visualização é um direito básico previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim como, caso o fornecedor aceito outras formas de pagamentos, tais como cartão, não se deve impor limite de compras para o consumidor”, salientou a diretora do PROCON. Ela também informou que, caso o preço seja modificado com o pagamento por cartão, é preciso deixar os diferentes valores expostos de forma nítida, para evitar violações ao direito do consumidor.

Com participação ativa dos vendedores ambulantes, que fizeram questionamentos e interagiram durante toda a capacitação, o 19° Grupamento de Bombeiros Militar esteve presente tratando das medidas de segurança contra incêndio e pânico em eventos temporários. Foi ensinado, de forma prática, uma manobra para desengasgo, acidente comum que pode ser revertido com o conhecimento específico. Durante os três dias do circuito, 60 brigadistas estarão a postos, caso necessário.

A respeito de produtos impróprios para o consumo e a manipulação de alimentos, a Vigilância Sanitária destacou a importância da higiene pessoal e do local de vendas, que precisa ser organizado e limpo. Além disso, os alimentos precisam ser transportados em caixas térmicas, caso haja demora entre o tempo de preparo e o de consumo.

“O PROCON é um órgão muito importante para o nosso município, estamos trazendo informações importantes tanto para os comerciantes, quanto para os consumidores, deixando claro os seus direitos”, declarou a Dra. Monalisa, ressaltando que “o nosso São João será lembrado como aquele que mais respeita o consumidor”.

Mais de 50 pessoas participaram da ação, devidamente cadastradas pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). Na ocasião, o secretário e vice-prefeito Roberto Torres foi representado por Maiara Ventura. Na sexta-feira (23) , a equipe da SESEP estará de prontidão para dar o suporte necessário na montagem dos ambulantes e tirar quaisquer dúvidas.

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

 

Next Post

Alagoinhas: Homem se enforca no mesmo local onde morreu Xandy

Qua Jun 21 , 2023
No Bairro Teresópolis sentido Santo Antônio, antes da entrada da Lagoa da Feiticeira, mesmo local onde morreu Xandy vitima de acidente com moto no ultimo Sábado, segundo informações em uma residência frente ao local do acidente, um homem de prenome Jorge, foi encontrado sem sinais vitais vitima de enforcamento, já se encontra no local uma Guarnição […]

Postagens