“A Central é Nossa”: 2º Faxinaço combate endemias e promove manutenção e limpeza da Central de Abastecimento

Foto: Roberto Fonseca

Neste domingo (04), a Prefeitura realizou na Central de Abastecimento de Alagoinhas o 2º Faxinaço, mutirão de limpeza com foco especial no controle de endemias. A ação encabeçada pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), em parceria com as secretarias de Infraestrutura (SECIN), Saúde (SESAU), Serviços Públicos (SESEP) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), faz parte do programa “A Central é Nossa”, que busca trazer melhorias estruturais e comerciais para o local.

O secretário de Agricultura George Caboré conta que nessa edição do Faxinaço a cooperação com outras secretarias foi ampliada, originando uma ação integrada que possa oferecer melhores resultados. “A Central de Abastecimento atende não apenas ao município de Alagoinhas, mas toda a região. Nosso intuito é promover ações que façam a Central avançar, servindo ainda melhor a nossa população. Estamos muito satisfeitos de ter mais de 100 pessoas diretamente envolvidas nessa ação”, comemora Caboré.

As ações do mutirão iniciaram há duas semanas, com a desobstrução das bocas de lobo, limpeza, remoção de resíduos e pintura dos meios-fios das vias que compõem a região da Central, realizados pela SECIN e SESEP. Durante o domingo, foi realizada a remoção das sujidades com uso de caçambas e retroescavadeiras, limpeza da rede de esgoto e drenagem com hidrojato, lavagem dos banheiros, varrição e lavagem das áreas internas do Mercados de Carnes, de Cereais e de Hortifruti, com o auxílio de caminhão-pipa.

Um dos objetivos do Faxinaço é combater as arboviroses, doenças transmitidas por insetos, como a dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.  Danilo Jefone, coordenador de endemias da Vigilância em Saúde da SESAU, explica que “a remoção das sujidades, de resíduos, a drenagem dos locais onde há acúmulo de água, e a desobstrução das bocas de lobo garantem uma Central livre da atuação do Aedes aegypti, pois combate os focos de proliferação do mosquito”.

As atividades do 2º Faxinaço continuam nos próximos dias, como informa o diretor da Central de Abastecimento, Clécio de Oliveira: “Seguiremos com o trabalho de educação e conscientização dos permissionários para manutenção da limpeza do local e para a prevenção de doenças e também com o recapeamento asfáltico das vias que integram a região da Central de Abastecimento, realizado pela SECIN. O encerramento da ação será no dia 9 de junho, com a realização de uma missa no local e com um forró para comemorar”. A previsão é que uma nova edição do Faxinaço seja realizada no próximo mês de dezembro.

Confira mais imagens abaixo:

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Alagoinhas:SESAU oferece vacinação anti-rábica em Caminhada Pet Solidária

Seg Jun 5 , 2023
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde (VISAU), participou neste domingo (04) da “Cãominhada Pet Solidária”, evento promovido pela Igreja Batista Hebrom, com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas. Foi montado no local uma tenda para aplicação de vacina anti-rábica para cães, com a oferta de 150 doses. A estudante de psicologia […]

Postagens