Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral em Aramari

Fotos: Antonio Queirós/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues entregou na manhã desta quinta-feira (4), no município de Aramari, o novo Colégio Estadual Professora Maria do Carmo Santana. Com dez salas de aula, laboratórios, auditório, campo de futebol society, quadra coberta, refeitório e outros equipamentos, a nova unidade de ensino integral recebeu investimentos da ordem dos R$ 7,9 milhões e foi entregue pelo governador, que estava acompanhado da secretária da Educação, Adélia Pinheiro, autoridades e da comunidade escolar. Na ocasião, também foi entregue um ônibus escolar para o município e dois ônibus itinerantes para a Biblioteca de Extensão (Bibex) da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura.

Segundo Jerônimo, a nova unidade escolar, assim como outras que estão sendo entregues, ou em obras, são planejadas para a prática de uma educação integral e inclusiva. “A escola em tempo integral carrega, além da capacidade de aprendizagem, também um vínculo cultural muito forte. É um novo modelo de educação que estamos implantando em toda a Bahia, inclusive, para estudantes com deficiência visual, com deficiência auditiva, que estão também ali, se entregando, sorrindo. Então o que nós estamos fazendo é uma rede de proteção”, destacou.

O governador também detalhou que o volume de investimentos em municípios pequenos faz parte de um planejamento do Governo do Estado para o desenvolvimento sustentável de municípios de pequeno porte, para que sejam atrativos e com economia local forte. “Nós estamos modelando na Bahia uma estratégia para mostrar que os municípios pequenos não podem perder sua juventude. Os jovens podem até querer se mudar, por terem essa liberdade, mas não por faltar uma escola de qualidade, ou por falta de formação profissional”.

BIBLIOTECAS

O governador também entregou dois veículos, um ônibus e um micro-ônibus, adaptados como bibliotecas de extensão itinerante para a Bibex. Conforme o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, as unidades, vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado, agora integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.  “Estamos aqui hoje garantindo um compromisso do governo, que é dinamizarmos essa ação. São equipamentos novos, modernos, acessíveis, climatizados. Nós temos livros de braile, temos rampas elevadiças para garantir o acesso de cadeirantes. É mais um equipamento para garantir a política de livro e leitura em todo o interior do estado”, detalhou.

A proposta é que o ônibus percorra os municípios dos 27 territórios de identidade do estado, e o micro-onibus percorra a Região Metropolitana de Salvador, para que assim os projetos de leitura cheguem a comunidades sem bibliotecas públicas e com dificuldade de acesso à leitura.

Fonte: BN

Next Post

Mais segurança nas escolas: Alagoinhas ganha nova viatura para Ronda Escolar

Qui Mai 4 , 2023
A partir desta quinta-feira (04), as escolas municipais de Alagoinhas estão mais seguras, graças aos reforços no serviço da Ronda Escolar. Isso se deu, porque mais uma viatura para a fiscalização de escolas foi entregue à Guarda Municipal pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). Durante a cerimônia, a chave da viatura foi entregue à comandante da […]

Postagens