Iraci Gama – Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas – é homenageada com Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores

Foto: Roberto Fonseca

Na noite de terça-feira (03), a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama foi homenageada na Câmara Municipal de Vereadores pelos seus 61 anos de vida pública dedicados à luta por uma sociedade mais justa e igualitária. A Sessão Solene Iraci Gama em homenagem às mulheres também celebrou as heroínas da independência da Bahia e as mulheres que impactam, inspiram e fazem parte da história do município.

O evento foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Casa Legislativa, formada por Jaldice Nunes, Juci Cardoso, Luma Menezes e Raimunda Florêncio. A Sessão Solene teve também a participação da Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Elisangela Araújo, agricultora familiar alçada ao cargo público pelo sua militância nas comunidades de base rurais.

“Durante o mês de março, estive em uma jornada pela Bahia afora, fazendo debates e escutas, participando de muitas iniciativas importantes, de várias gestoras e vereadoras, no enfrentamento às violências que nós, mulheres, sofremos, principalmente as violências domésticas, que acontecem no lar”, declarou Elisangela, ressaltando a importância da luta por equidade e  empoderamento nos espaços de poder.

Ao lado de Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica – baianas que se destacaram, no século XIX, nas batalhas contra as tropas portuguesas pela Independência da Bahia – a professora Iraci foi celebrada como uma “heroína da nossa terra, que viveu e construiu parte da história de Alagoinhas”, nas palavras de Juci Cardoso.

Em sua saudação, a Secretária Iraci Gama manifestou grande contentamento com a homenagem e salientou a necessidade da união feminina para o fortalecimento das mulheres e a missão de servir à sociedade: “às vezes, o silêncio é mais eloqüente em momentos de grande emoção, como este, em que recebo uma homenagem de toda a Câmara, mas por uma decisão tomada por 4 mulheres. São mulheres reconhecendo o trabalho de uma mulher, então isso é o motivo maior da minha alegria (…) nós, mulheres, precisamos estar unidas, mais do que nunca, e queremos o apoio de todos os homens, mas, principalmente, precisamos da nossa própria força, da nossa união, da nossa presença, da nossa palavra, do nosso entusiasmo. Então eu agradeço de coração por esse momento.

A grande homenageada da noite ainda se referiu à disposição das vereadoras em cuidar umas das outras e disse que o conhecimento, o poder e a possibilidade de intervenção na sociedade não é para um mero exibicionismo. “O diploma não é para ser colocado apenas na parede, mas para que tenhamos maior condição e preparo para prestar serviço à sociedade. É isso o que nos move, é isso o que nos leva para frente, é isso o que nos impulsiona e é isso o que nos une”.

Ao longo da celebração, 41 mulheres do município foram condecoradas pelo destaque e papel exercido na sociedade alagoinhense. São elas:

Cristiane Santos, Railza Gomes, Rose Ribeiro, Áurea Pereira, Dulcileide Santos, Lívia Cirleyde, Luza Karla Barbosa, Silene Maria, Sheila Araújo, Rosângela Lima, Maria Marta Oliveira, Tania Cristina Santos, Géssica Ronise, Jaqueline de Santana, Bi Costa, Sara Cristina, Kátia Marly, Cleonice de Souza, Edivania Feitosa, Geiza Brunelle, Flávia Barreto, Iaraci Dias, Elisangela Araújo, Iris Azi, Ludmilla Fiscina, Raumildes Dantas, Ana Paula Matos, Thiala Dantas, Olívia Marta Evangelista, Tatiane Santos Brito, Maria José de Queiroz, Lívia Maria, Ana Costa, Silvânia Soares, Lélia Raimundi, Ângela Maria, Zuleide Paz Simões, Josineide dos Santos, Norma Suely Araújo, Olívia Santana (representada por Michelle Fraga) e Ângela Guimarães (representada por Alice Bárbara).

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Empresário é preso por vender cerveja adulterada e vencida em bares

Qua Abr 5 , 2023
O empresário é dono de uma empresa que foi fechada pela Vigilância Sanitária A polícia prendeu um empresário pernambucano que comandava um esquema criminoso que despejou centenas de litros de cervejas adulteradas e vencidas em bares e restaurantes do Distrito Federal, segundo o Metrópoles. A prisão ocorreu nesta terça-feira (4), no centro de Taguatinga, no Distrito […]

Postagens