Inflação de produtos ligados à Páscoa sobe 12,21% na RMS

Cebola, arroz e achocolatado estão entre as maiores altas

Foto: Ascom/Fecomércio

Produtos e ingredientes protagonistas da páscoa sofreram alta de 12,21% para os consumidores da Região Metropolitana de Salvador. De acordo com estudo da Fecomércio-BA, com base nas informações do IBGE, o valor é quase o dobro da inflação geral da região, que atinge 6,51%.

“O grande vilão é a cebola com aumento médio de 40,95% em 12 meses. Além da menor oferta prevista no Nordeste, as chuvas de verão na região Sudeste também atrapalharam a colheita e a distribuição entre as centrais de abastecimento”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Além da cebola, o arroz também sofreu alta considerável, de 16,28%. Já os peixes, populares durante o período, sofreram alta de 1,96%, valor abaixo da inflação geral. A batata-inglesa é uma opção para substituição, pois teve aumento de 2,16% em relação ao ano passado. Outra alta importante foi do ovo de galinha, de 17,73%.

“Agora, tratando de outro produtos relevante para o período, o chocolate, este também está com preço médio mais salgado. O chocolate e achocolatado em pó teve aumento de 22,15% em um ano e o chocolate em barra e bombom subiram, em média, 11,02%”, alerta o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Embora não haja ovo de páscoa na lista, esses produtos que registraram alta dão a tendência de que o item também sofrerá com preços altos. Segundo a Fecomércio, os valores devem aumentar, não somente pelo preço do chocolate, mas pelo encarecimento de embalagens, mão de obra, entre outros custos.

Queda
Apesar da inflação, houve produtos que sofreram a queda anual, como é o caso do tomate, com -6,04%, e do azeite de oliva, com redução de 4,37%.

Fonte: Metro1

Next Post

Homem é preso por furtar R$ 8,5 mil em produtos de supermercado na Bahia

Sáb Mar 18 , 2023
Equipes da PM foram informadas por funcionários que um trio estava furtando o supermercado Um homem foi preso por furtar cerca de R$ 8,5 mil em produtos de um supermercado de Juazeiro, região Norte do estado. Uma ordem de prisão preventiva foi expedida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). A major Ivana Almeida, […]

Postagens