Reunião Ampliada busca certificação da comunidade do Buri como território quilombola

Foto: Arquivo SEMAS

Na última segunda-feira (30), a Coordenação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizou uma reunião ampliada com integrantes das comunidades quilombolas do município com o objetivo de recolher documentos que comprovem que o Buri é um território quilombola. Mais de 100 pessoa participaram do encontro.

Na ocasião, estiveram presentes representantes das Associações Comunitárias de Catuzinho, Cangula e Buri, reunindo esforços para seja desenvolvido o projeto de reconhecimento, pela Fundação Palmares, da identidade quilombola do Buri. “Com a união dessas comunidades, queremos buscar o histórico da região, por meio da memória das pessoas mais antigas, a fim de traçarmos uma linha do tempo que mostre como foi iniciada a comunidade do Buri, quem foram os primeiros moradores, registro de atas de reuniões, dentre outros documentos, que serão enviados, via malote, para a Fundação Palmares”, explicou o Coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Leandro Santos.

O objetivo é conseguir a emissão do certificado de Comunidade Quilombola, que dá direito a alguns benefícios sociais, como a titulação do território, a participação no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida – do Programa Brasil Quilombola – e a inserção no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Arquivo SEMAS

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Deputada Estadual Alagoinhense Ludmilla Fiscina foi empossada nesta quarta-feira(01)

Qua Fev 1 , 2023
Ludmilla Fiscina é uma das oito mulheres que iniciaram hoje, a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia. Por Belmiro Deusdete – O município de Alagoinhas voltou a fazer parte da Assembleia Legislativa da Bahia, de onde ficou afastado na legislatura passada, com a posse, na tarde de hoje (01), de Ludmilla Fiscina, a primeira mulher […]

Postagens