SAAE DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES DE 2022 E DEFINE METAS PARA 2023

Foto: Divulgação

Tendo como principal objetivo a universalização do acesso ao saneamento público, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas (SAAE) realizou uma série de obras e intervenções estruturantes de esgotamento sanitário, de implantação de novos sistemas de abastecimento e de extensão de rede de água em 2022, grande parte com recursos próprios.

Ao longo do ano passado, a rede de abastecimento foi aumentada em 13 km, garantindo cerca de 1.300 ligações novas. Já a rede de esgoto, foi estendida em mais 6 km e 2.500 ligações novas.

“Em 2023 faremos muito mais”, garantiu Francisco Brito, diretor-geral do SAAE, que também detalhou alguns dos objetivos deste ano, uma lista extensa:

  • Requalificação do sistema Gameleira/Quizambu;
  • Melhorias no abastecimento de Nova Brasília;
  • Requalificação do sistema Colina do Sol – Narandiba;
  • Retomada das obras do PAC I e II;
  • Requalificação do sistema Rio Seco – Boa União;
  • Perfuração de quatro poços em parceria com a Cerb;
  • Ampliação da cobertura do esgotamento sanitário.

Além disso, com a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do empréstimo do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), a autarquia terá à disposição até 30 milhões de reais para investir em eficiência energética, hidrometração e esgotamento sanitário.

“Estamos empenhados em bater a nossa meta de universalização dos serviços de saneamento. No que diz respeito ao acesso à água tratada e encanada, a zona rural de Alagoinhas terá toda a nossa atenção na construção de novos sistemas de abastecimento e na extensão dos já existentes. Já a zona urbana, poderá contar com um considerável aumento na cobertura do esgotamento sanitário e na requalificação dos sistemas de abastecimento já existentes”, declarou Francisco Brito, que também deixou claro o desejo de “aposentar” o uso de caminhões-pipa no município, um desejo que também é do prefeito Joaquim Neto.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Vacina contra dengue está em análise pela Anvisa

Ter Jan 10 , 2023
Uma vacina contra dengue produzida pela farmacêutica Takeda está em análise pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uma possível aprovação no Brasil. O imunizante é conhecido como TAK-003 ou Qdenga. Segundo a empresa, o pedido inicial de liberação foi realizada em abril de 2021, mas a agência pediu esclarecimentos para dar continuidade à análise. […]

Postagens