Secretária de saúde de Inhambupe é afastada por improbidade administrativa

Ela teria causado prejuízo por meio de “contratações fraudulentas e superfaturadas” para prestação de serviços médicos no município

Foto: Reprodução/Internet/Entrada de Inhambupe

O Tribunal de Justiça da Bahia determinou o afastamento da secretária de saúde de Inhambupe, Carina Lima Xavier Oliveira. A decisão foi dada após a constatação de que ela causou prejuízo às contas públicas por meio de “contratações fraudulentas e superfaturadas” para prestação de serviços médicos no município do centro-norte baiano “em favor de aliado político”.

A decisão acata o pedido do Ministério Público estadual, realizado pelos promotores de Justiça Saulo Rezende Moreira e Rafael de Castro Matias, da 1a Promotoria de Inhambupe. A secretária teria contratado um médico para prestar serviços à população do município, descumprindo regras mínimas para realização de dispensas e inexigibilidades de licitação e permitindo a contratação por preço superior ao de mercado.

A secretária e o médico, que já foi prefeito da cidade de Ibipeba, são filiados ao mesmo partido político. Conforme a ação, Carine Oliveira declarou apoio abertamente à nova candidatura do médico a prefeito de Ibipeba em 2020 em suas redes sociais.

O documento destaca, também, que a contratação do médico corrobora “para que este enriqueça ilicitamente com as contratações irregulares e superfaturadas, fazendo com que interesses privados se sobrepusessem a normas de ordem pública”. Na decisão, o juiz afirmou que a permanência da secretária no cargo poderia “interferir a seu favor na instrução processual, embaraçando a coleta de provas, obstruindo a apuração real dos fatos e cometendo novos atos irregulares”.

Fonte: Metro1

Next Post

Pix bate recorde e supera 100 milhões de transações em um dia

Qui Dez 22 , 2022
Marca coincide com pagamento da segunda parcela do décimo terceiro Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde nesta terça-feira, 20. Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 100 milhões de transações em 24 horas. Neste dia foram feitas 104,1 milhões de transferências via Pix para usuários finais. O […]

Postagens