Dia Mundial do Diabetes Mellitus é comemorado na Policlínica Municipal

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, os fatores de risco, sintomas e prevenção do diabetes foram alguns dos assuntos debatidos na manhã desta segunda-feira, 21, entre a equipe da Policlínica Municipal e a comunidade alagoinhense, com o objetivo de empoderar os paciente acerca da doença.

O encontro possibilitou aos pacientes aferir a pressão arterial, a realizarem o teste de glicemia, palestras nutricional e orientação do diabético, exame dos pés, avaliação antropométrica, avaliação nutricional, atividades educativas, consulta com endocrinologia e cardiologista. Também foi realizado um café da manhã oportunizou a demonstração de uma boa e rica alimentação, como sendo a primeira refeição do dia.

Para a diretora da Policlínica Municipal, Laize Costa, essa é mais uma medida de cuidado com os pacientes. “Essa é uma comemoração ao dia do diabético, onde o objeto primeiro é empoderar os pacientes e conscientizar da importância deles se cuidarem, trazendo informações que são úteis para o dia a dia, principalmente no que se refere à alimentação e aos cuidados com os pés. Também foi consolidado aqui a rotina do diabético junto ao CAID – Centro de Atenção ao Diabético, que funciona aqui na Policlínica”, explicou a gestora.

O evento, que aconteceu na UPA de Santa Terezinha (Policlinica Municipal), foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com a Associação de Diabéticos de Alagoinhas. A ação também contou com a participação do nutricionista Rafael Bastos, da enfermeira referência Luciene Sena e dos alunos da Faculdade UNIT.

A doença

O diabetes é uma enfermidade caracterizada pelo fato de o corpo não produzir ou usar adequadamente a insulina, que é um hormônio necessário à conversão do açúcar, amido e outros elementos na energia de que precisamos na vida diária. De acordo com os últimos estudos a diabetes, silenciosamente já atingiu aproximadamente 10 milhões de brasileiros. O dentista Vinicius Guedes acompanha os pacientes diabéticos do posto e falou sobre a doença e as implicações periodontais.
Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

II Feira de Empreendedorismo de Alagoinhas começa nesta terça-feira (22) com negócios e capacitações

Seg Nov 21 , 2022
Ter o seu próprio negócio é um sonho cada vez mais possível. E a II Feira de Empreendedorismo de Alagoinhas vem para capacitar e incentivar o pequeno e microempreendedor a expandir os negócios e seguir em frente. Realizada pela Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA),o evento começa nesta terça-feira […]

Postagens