Prefeitura de Alagoinhas faz adesão à Rede do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

Foto: Divulgação

Mais uma conquista para a agricultura familiar do município. Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Agricultura ( SEMAG), com a cooperação técnica do Serviço Territorial de Agricultura Familiar( SETAF), representada pelo  agrônomo Daniel Ferreira, enviou ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ( MAPA), a solicitação para o ingresso de Alagoinhas na Rede do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Rede CAF), o novo sistema para registro que está substituindo, gradativamente, a Declaração de Aptidão Produtiva (DAP), e que será utilizado pelo poder público como fonte oficial de informações para o acesso dos produtores a ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar.

Além de proporcionar maior transparência e segurança para as informações declaradas pelos produtores, o CAF também traz como benefícios a identificação de todos os membros que compõem as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA), inclusive os menores de idade, superando o limite atual de apenas dois titulares na DAP, permitindo, assim, que se obtenha um retrato mais amplo e real do campo.

Outro destaque é que o CAF valerá como instrumento de verificação da atividade de agricultura familiar para fins de aposentadoria rural.

“O ingresso na Rede CAF e a possibilidade de realização desse cadastro pelo próprio município são avanços que vêm para somar e fortalecer as ações que a SEMAG já vem executando com vistas ao desenvolvimento do setor, e assim que recebermos a autorização do Ministério, começaremos a convocar os agricultores”, ressaltou o Diretor de Articulação, Desenvolvimento e Apoio a Agricultura Familiar, Jessé Bicodepena.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Inaugurado nesta quarta (26), o CMAC concentra serviços e facilita a vida do cidadão

Qui Out 27 , 2022
Dois pavimentos, mais de 25 salas amplas e climatizadas, servidores qualificados, mais de 15 serviços à disposição da população em um só lugar, e atendimento das 7h às 13h. Tudo isso e muito mais vantagens as cidadãs e cidadãos de Alagoinhas encontram no Centro Municipal de Atendimento ao Contribuinte (CMAC), inaugurado, oficialmente, nesta quarta-feira (26), pelo […]

Postagens