Suspeito de ataque hacker que apagou dados do ConecteSUS é preso na Bahia

De acordo com a Polícia Federal, o suspeito é o principal investigado brasileiro nos crimes de ataques cibernéticos

Foto: Reprodução

Um homem foi preso pela Polícia Federal, na última quarta-feira (19), em Feira de Santana. Ele é suspeito de participar de uma organização criminosa internacional chamada Lapsus Group, que seria responsável por ataques cibernéticos contra diversos órgãos governamentais, entre eles o Ministério da Saúde, em 2021.

A prisão ocorreu durante uma ação de desdobramento da Operação Dark Cloud, que investigava a organização criminosa responsável por diversos ataques cibernéticos, especialmente os praticados no final de 2021. De acordo com o delegado que atua na operação, Fábio Marques, o suspeito é paraibano e é considerado um dos maiores hackers do Brasil.

O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para Brasília. De acordo com a Polícia Federal, ele é o principal investigado brasileiro nos crimes de ataques cibernéticos. Durante a ação, a namorado do suspeito também foi presa.

O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Com os ataques em dezembro do ano passado, usuários ficaram sem conseguir entrar no aplicativo ou sem ter acesso ao cartão de vacinação, que era exigido em muitas cidades para adentrar em locais públicos.

Fonte: Metro1

Next Post

Marco legal dos jogos eletrônicos é aprovado na Câmara

Qui Out 20 , 2022
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (19), o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União-SP). Agora, o texto segue para análise do Senado Federal. O projeto de lei (PL (2796/21) regulamenta a fabricação, a importação, a comercialização e o desenvolvimento de jogos eletrônicos no país. O marco estabelece ainda definições […]

Postagens