Ministério da saúde quer vacinar 95% das crianças contra poliomielite

Brasil registra apenas 62,5% de imunizados

Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite já estava erradicada no Brasil – Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou nesta quarta-feira, 11, sobre o avanço da poliomielite no Brasil. Durante ato de vacinação em Aparecida (SP), ele reforçou a necessidade de imunizar 95% das crianças contra a doença. Atualmente, o país registra apenas 62,5%.

“Alguém já viu um caso de poliomielite? Felizmente poucos viram. Eu convivi, no meu colégio, quando criança, com colegas que tinham poliomielite. Não queremos a poliomielite de volta. E sabemos o que temos que fazer para não tê-la entre nós. Precisamos vacinar nossas crianças. É um dever nosso e um direito das nossas crianças”, disse Queiroga.

Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite já estava erradicada no Brasil. O reforço da estratégia de vacinação contra a doença é a única forma de evitar um novo avanço no país.

“A cobertura vacinal tem caído, em parte, porque as pessoas pensam que se livraram desse inimigo. Mas temos que ter cuidado com esses inimigos, que às vezes estão escondidos ou presos e, quando menos esperamos, eles voltam. As pessoas achavam que estavam livres da poliomielite e deixaram de procurar as salas de vacinação”, continuou o ministro.

O ministério da saúde informa que o grupo-alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças menores de cinco anos. No Brasil, a vacina inativada contra a poliomielite (VIP) deve ser aplicada em todos os bebês, com dois meses, quatro meses e seis meses de idade. Após a realização das três doses, as crianças devem receber as gotinhas de reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

Fonte: AT

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas celebra Dia das Crianças com grande festa na Praça dos Esportes

Qui Out 13 , 2022
Não faltou diversão para celebrar o Dia das Crianças, em Alagoinhas. A Prefeitura, em uma ação promovida por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS), realizou, nesta quarta-feira (12), “ O Mundo Encantado das Crianças”, com atividades lúdicas gratuitas, das 15h às 19h, na Praça dos Esportes. Pais e crianças foram recebidos com músicas infantis, […]

Postagens