Vacinas contra Meningocócica C e Meningite ACWY estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Alagoinhas

Foto: Divulgação

Adolescentes de 11 a 14 anos, que não tomaram nenhuma dose da vacina Meningite ACWY, podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber o imunizante. Já para as crianças de até 10 anos está disponível a vacinação conta Meningocócica C. A medida também vale para profissionais da rede de saúde pública e privada, que ainda não se vacinaram .
As campanhas distintas diferenciam, principalmente, na imunização: a vacina meningocócica C protege apenas contra as doenças causadas pelo meningococo do sorogrupo C, como a meningite e a meningococcemia. Já a meningite ACWY tem uma cobertura vacinal maior e previne o indivíduo da ação de 4 sorogrupos do meningococo: A, C, W-135 e Y.
A meta estabelecida pelo município é de vacinar mais 80% do público-alvo. “A intenção é vacinar crianças, adolescentes e profissionais de saúde nas duas campanhas, e que não tiveram a oportunidade de serem vacinados anteriormente, para assim evitar o contagio da doença”, explica a secretária de Saúde, Laína Passos.
A Meningocócica C é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente progressiva e potencialmente fatal, popularmente conhecida como meningococo. A doença provoca a inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso central e possível infecção generalizada.
Já a e Meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.
Não deve receber uma nova imunização quem já recebeu alguma dose da vacina Meningite ACWY. A orientação é consultar o cartão de vacina para verificar todos os imunizantes já recebidos. A previsão é a de que a ampliação da faixa etária seja mantida até fevereiro de 2023, quando a vacina voltará a ser indicada apenas para crianças com menos de 12 anos.

 

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Saiba o que o eleitor pode usar e fazer no dia das eleições

Qua Set 14 , 2022
Hora de votar: saiba o que o eleitor pode usar e fazer no dia 2 de outubro No dia 1º de outubro, mais de 156 milhões de brasileiros votarão nos candidatos que disputam a presidência da República, o governo de cada estado, vagas no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas. Para o […]

Postagens