Mais de 10 mil atendimentos serão ofertados durante a Feira Cidadã de Alagoinhas

Foto: Divulgação

Com serviços de saúde e voltados ao cidadão, a população Alagoinhense terá acesso a realização de exames, consultas, cirurgias na Feira Cidadã a partir desta sexta-feira (02). A ação realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), vai oferecer mais de 10 mil atendimentos gratuitos aos alagoinhenses, durante o período de 02 a 10 de setembro.

Serão ofertados nos dias 02 e 03 de setembro os serviços de Eletrocardiograma (ECG); Atendimento Oftalmológico para o público a partir de 07 anos com triagem, consulta e rastreio de catarata, limpeza de lentes de cirurgiados de catarata; Ultrassonografias de mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias e rins, transvaginal, partes moles e próstata via abdominal (para a realização de ultrassonografias é necessário levar solicitação médica).
Haverá orientação em Saúde da Mulher com preventivo e orientação sobre métodos contraceptivos; Imunização contra Covid-19, febre amarela, hepatite e tétano; Testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite); Aferição de pressão arterial e glicemia; Orientação nutricional com IMC (medição de altura, peso e cálculo da porcentagem de gordura corporal) e serviços de Fisioterapia.

A população terá acesso ao posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde será realizada a emissão de documento de identidade, CPF e antecedentes criminais. Para acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacina contra o Covid-19.

As secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Educação (SEDUC) também estará presente durante os dois dias com programações que contarãp com Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz; Atendimento do CadÚnico; Stand de orientação com a equipe técnica do CRAM; serviços de corte de cabelo feminino e corte de cabelo masculino; oficinas; e o Cirandando na Leitura que vem com a proposta de fortalecer as práticas de leitura, além de jogos pedagógicos, recreação e guloseimas (confira a programação completa ao final da matéria).
Já os Atendimentos Odontológicos como extração, restauração, canal, limpeza e orientação de escovação dentária para o público a partir de 05 anos. Os Raio-X (tórax) serão ofertados do dia 02 a 07 de setembro. As Cirurgia de

Catarata serão realizadas de 04 a 06 de setembro para os pacientes que foram triados durante os dias 02 e 03 no Carneirão e o serviço de Mamografia será disponibilizado nos dias 08, 09 e 10 do mesmo mês.
Para a estrutura serão disponibilizados cerca de 08 carretas e caminhões, consultórios médicos para o atendimento móvel que acontecerá no Estádio Carneirão, a partir das 08h.

Serviços de Saúde 
Atendimento Odontológico
– Extração,
– Restauração
– Canal
– Limpeza
– Orientação de escovação dentária

Raio-X (tórax)

Eletrocardiograma (ECG)

Atendimento Oftalmológico
– Consulta e rastreio
– Cirurgia de catarata
– Limpeza de lentes de cirurgiados de catarata

Ultrassonografia
– Mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias e rins, transvaginal, partes moles e da próstata via abdominal (Necessário levar solicitação médica)

Saúde da mulher
– Preventivo
– Orientação sobre métodos contraceptivos
– Consultas de planejamento familiar
– Marcação para inserção de DIU
– Marcação para realização de laqueadura
– Ultrassonografia de saúde da mulher

Imunização
– Covid-19
– Febre amarela
– Hepatite
– Tétano

Testes Rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite)

Aferição de Pressão Arterial e Glicemia

Orientação Nutricional
– IMC (medição de altura, peso e cálculo da porcentagem de gordura corporal)

Serviços de Cidadania
SAC Móvel
– Emissão de RG, CPF e antecedentes criminais

02/09 – SENAC (serviços de corte de cabelo feminino e corte de cabelo masculino)

02 e 03/09- Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz
Oficina: Ciranda do Brincar
Atividade 01- Confecção de massa e tinta comestível
Atividade 02- Painel sensorial
Atividade 03- Painel pintando meu mundo
Atividade 04- Circuito sensorial
Atividade 05- Circuito das cores
Atividade 06- Circuito funcional

02 e 03/09- Atendimento do CadÚnico (atualização cadastral)

02 e 03/09- Stand de orientação com a equipe técnica do CRAM

02 e 03/09 – Oficina de trança (Marizelia)

02 e 03/09 – Cirandando na Leitura

 

 

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Mais 1.419 pessoas são aprovadas no Auxílio Brasil em Alagoinhas no mês de Setembro

Sex Set 2 , 2022
A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), divulga a lista de aprovados para o recebimento do Auxílio Brasil do mês de setembro. Mais 1.419 pessoas terão direito ao benefício de R$600,00. Confira  AQUI! O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda do Governo Federal voltado para famílias em vulnerabilidade social […]

Postagens