Varíola dos macacos: conheça os sintomas e saiba como se proteger

Até o momento, não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos

Foto: Agência Brasil

Declarada como emergência de saúde global, a varíola dos macacos costuma causar erupções na pele, que se espalham pelo corpo. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.

De acordo com o G1, o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.

“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças”, disse a agência.

Não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.No entanto, o vírus da varíola dos macacos e o da varíola são geneticamente semelhantes, o que significa que medicamentos e vacinas para se proteger da varíola também podem ser usados ​​para prevenir e tratar a varíola dos macacos.

Classificação Indicativa: Livre

Next Post

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida nesta terça-feira; saiba mais

Ter Jul 26 , 2022
Começa, nesta terça-feira (26/7), a ser emitida a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”. O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, a partir de hoje. Em seguida, virão […]

Postagens