Alagoinhas: Médicos criticam empresa que irá gerir Dantas Bião e denunciam pejotização da classe

A classe médica tem se manifestado contra a contratação de uma empresa para a prestação de serviços médicos no Hospital Dantas Bião
Foto: Reprodução/ BNews
A classe médica tem se manifestado contra a contratação de uma empresa para a prestação de serviços médicos no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (08), em publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. “O que se vê a cada dia, é a coação para que os médicos deixem seus vínculos conseguidos através de concurso, bem como os vínculos CLT para aderirem ao modelo perverso de pessoa jurídica, no qual o profissional médico é tratado como se fosse uma empresa, sem qualquer direito trabalhista”, denunciou Yuri Serafim, vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).
Ainda de acordo com Serafim, a chegada da empresa ao Dantas Bião vai refletirá em vínculo empregatício inseguro. ‘O que vimos na última sexta (08/07/22) foi a contratação da empresa Domínio Assessoria e Consultoria para a prestação de serviços médicos na unidade. Isso mais uma vez vai possibilitar o que sempre acontece nesse tipo de vinculação precária: falta de previsibilidade exata de data de pagamento, com atrasos constantes e sem nenhum direito trabalhista como 13º salário, férias, licença maternidade e auxílio doença”, disse.
Após saída do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), o comando da unidade passou a ser responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que vem contratando empresas para prestar serviços de atendimentos hospitalares de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais públicos no estado.
Para debater o assunto, o Sindimed convocou os médicos nefrologistas contratados via CLT pelo Hospital Geral Roberto Santos, a participarem de Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda-feira (11) às 16h15. “Os colegas estão sendo obrigados a aderirem ao vínculo CLT, assim como no Dantas Bião. Ficarão totalmente desprotegidos dos seus direitos trabalhistas”, disse o vice-presidente, Yuri Serafim.
Além de Alagoinhas, o Hospital Dantas Bião atende municípios como Esplanada, Entre Rios e Rio Real com atendimentos emergenciais de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia/traumatologia, pediatria, anestesiologia, medicina intensiva, bucomaxilofacial, nefrologia e radiologia. Além disso, na forma ambulatorial e no setor de internamento, a unidade oferece cirurgia vascular, cardiologia, reumatologia, entre outros.
A reportagem do BNews procurou a Sesab para mais informações sobre o assunto, mas a pasta preferiu não se pronunciar. Também procurada, a empresa afirmou que não tinha ninguém responsável para falar antes da publicação da matéria. O espaço continua aberto, caso queiram se pronunciar.
Fonte: BNews

Next Post

Falso policial civil é preso em Cruz das Almas

Ter Jul 12 , 2022
Homem foi flagrado fardado e realizando diligências na Rua São Benedito, no Centro da cidade Um falso policial civil foi preso em flagrante, na segunda-feira (11), por investigadores da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, após denúncias de que ele estaria realizando diligências na cidade utilizando uma camisa oficial da Instituição. Ao ser abordado, o homem […]

Postagens