Pandemia leva 1,4 milhão de pessoas para a informalidade no Brasil

O maior aumento da taxa de informalidade aconteceu na região Nordeste

Postos de trabalhos formais diminuem no país – Foto: Marcello Casal | Agência Brasil

Entre o início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020, em comparação com os primeiros três meses de 2022, o Brasil ganhou 1,42 milhão de trabalhadores informais, ou seja, pessoas que deixaram trabalhos formais para realizar outras funções.

De janeiro a março, o total de informais chegou a 38,203 milhões, o maior número de pessoas nessa situação em um primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 2015.

Os cálculos foram feitos a partir dos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, pelos pesquisadores do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) Janaína Feijó e Paulo Peruchetti.

A situação é melhor do que em outros momentos durante a pandemia, mas ainda gera preocupação por conta da qualidade dos postos de trabalho, já que nessa conta entram os trabalhadores do setor privado sem carteira assinada, empregadores sem CNPJ e quem trabalha por conta própria e também não tem registro de pessoa jurídica.

A taxa de informalidade aumentou ainda mais na região Nordeste (cerca de 1,2%). Na região, os informais representaram 53,62% do mercado de trabalho no primeiro trimestre de 2022. Só perde para o Norte, onde 56,61% dos trabalhadores são informais.

Fonte: A Tarde

Next Post

Homem é morto a tiros dentro de casa em Alagoinhas

Dom Jul 3 , 2022
Caso ocorreu na manhã deste sábado (2.7) na região do Cruzeirinho, da Rua 15 de novembro. Um homem, de 32 anos, foi morto a tiros dentro de casa, na manhã de sábado (2.7), em Alagoinhas (BA). Fontes informaram ao Luciano Reis Notícias, que policiais do 4°Batalhão de Polícia Militar(BPM) foram acionados para a ocorrência de uma […]

Postagens