Festa de São Pedro em Alagoinhas mantém a tradição na Comunidade de Calu

Foto: Roberto Fonseca

O dia de São Pedro, 29 de junho, foi marcado pelos festejos promovidos pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET). Depois da prévia em Boa União, no dia 28, a festa continuou neste distrito e também foi realizada na comunidade de Calu, que tem no santo fundador da igreja católica o seu padroeiro.

De acordo com o jovem Jander Cosme Pereira, que tem 26 anos e é morador de Calu, o festejo de São Pedro já se tornou parte da cultura da comunidade “por São Pedro ser o padroeiro da nossa capela”. Ele também disse que há muito tempo a comunidade tem lutado “para que se torne legalmente  uma tradição,  para que não deixemos cair  o trabalho e lutar pela herança deixada pelos nossos pais e avós, que sempre  comemoram os festejo de São Pedro aqui”.  Outra demanda mencionada por Jander foi o desejo da comunidade de trocar o nome  da praça para São Pedro.

Foto: Roberto Fonseca

Com relação à programação, parte do São João de Alagoinhas 2022, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama disse que a Prefeitura montou uma grade específica para o São Pedro. “A tradição, em nossa cidade, sempre foi comemorar os Santos de Junho, começando pela Trezena de Santo Antônio e indo até o São Pedro. É certo que  Antônio sempre foi evento mais religioso, afinal é o nosso Padroeiro e São João, sempre foi o mais animado, mas o São Pedro, teve sempre a responsabilidade de fechar o círculo. E a conclusão de qualquer trabalho, carece mesmo, de muito cuidado, para dar a impressão de que todo o conjunto foi muito bom”.

“Assim, pois, o São Pedro deste ano, está coroando um mês de eventos organizados, com dedicação, carinho e uma enorme vontade de ver o nosso povo feliz. Afinal, foram dois anos de pandemia e isolamento. Merecíamos reencontros, abraços, alegrias. E que São Pedro nos abençoe, enquanto os Distritos de Boa União e Riacho da Guia, brincam , euforicamente, e o Povoado Calu reza ao seu Padroeiro e se diverte ao som do forró. Alagoinhas fica feliz, com tudo isso. E a SECET avalia e sorri”, finalizou a professora Iraci.

Nenhuma ocorrência foi registrada durante os festejos, nem em Boa União, nem na Comunidade de Calu. Na sexta (01) e sábado (02), a comemoração do São Pedro continua no distrito de Riacho da Guia.

Fotos: Roberto Fonseca

 

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Baianas são presas na Tailândia por tráfico internacional de drogas

Qui Jun 30 , 2022
Irmãs de Feira de Santana podem ser punidas até mesmo com pena de morte Duas irmãs baianas, de Feira de Santana, foram presas no aeroporto de Bangkok, capital da Tailândia, por suspeita de integrar um trio responsável por traficar drogas internacionalmente. Elas foram presas com cocaína no dia 13 de junho e permanecem à disposição da […]

Postagens