São João da Bahia terá reconhecimento facial para reforçar segurança

Tecnologia será a novidade na festa realizada no Parque de Exposições de Salvador, na Paralela.

Foto: Vitor Barreto/SSP

Um esquema de segurança especial foi montado pelas políciais cvil e militar para os festejos juninos na capital baiana. Entre as determinações está o uso da tecnologia de reconhecimento facial na festa que acontecerá no Parque de Exposições, na Paralela. Iniciado na próxima quinta-feira (23), o esquema de segurança vai até domingo (26), e segue entre os dias 30 de junho a 2 de Julho.

A tecnologia, que já ajudou a retirar 262 criminosos das ruas, vai auxiliar a polícia a promover uma festa de paz e muita diversão para baianos e turistas. Mais de R$ 9 milhões foram empregados em efetivo e estrutura para garantir o esquema de segurança dos eventos.

Cerca de 28 mil policiais e bombeiros vão atuar em todo o estado nas ações preventivas, através das patrulhas nas áreas de festa e fiscalização dos itens de segurança dos espaços, e nas ações de monitoramento e investigação, com o aumento dos plantões e dos efetivos disponibilizados nas delegacias.

Equipes de inteligência também vão trabalhar de maneira velada (sem identificação), atuando de maneira silenciosa para identificar pontos de atenção e situações suspeitas.

Nos quatro pontos de festa em Salvador ( Parque de Exposições, Pelourinho e na Praça da Revolução, Periperi, e em Paripe ) haverá revistas no momento de acesso aos espaços para evitar a entrada de materiais ilícitos, como armas e drogas. Os locais também são monitorados com o auxílio das câmeras convencionais.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também vai ativar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), promovendo o monitoramento 24 horas das áreas de festas. A ação permite o acionamento rápido de policiais e de equipes das instituições parceiras que também prestam serviços essenciais nos eventos.

No interior do estado, o efetivo será distribuído de acordo com o calendário de festas dos municípios. As cidades que estão em fase de implantação do Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas, previstas na expansão do projeto “Video-Polícia”, também terão a tecnologia aplicada em caráter de teste.

Em Porto Seguro, no extremo sul, onde ocorreu o “Circuito do São João”, com três dias de festa na última semana, cinco procurados pela Justiça foram detidos e tiveram o mandados cumpridos com o auxílio da tecnologia.

Entre os municípios que devem contar com a tecnologia estão Serrinha, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Riachão do Jacuípe, Candeias, Dias D’Ávila, Salinas da Margarida, Irecê e Senhor do Bonfim.

Fonte: Metro1

Next Post

Alagoinhas: Inscrições abertas para o Programa AABB Comunidade

Ter Jun 21 , 2022
O Programa AABB Comunidade, desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura de Alagoinhas, Fundação Banco do Brasil e Federação Nacional das AABBs (FENABB), está com inscrições abertas para as atividades deste ano. O período de inscrição se estende até o dia 05 de julho, de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h30, e das 14h às […]

Postagens