Prefeitura de Alagoinhas destaca avanços na valorização dos servidores e apresenta proposta para o reajuste salarial de 2022

Foto: Divulgação

Desde 2017, ano de início do primeiro mandato do prefeito Joaquim Neto, o foco principal para a gestão de pessoas tem sido a construção de políticas que valorizem as categorias de servidores, com a ações que têm por objetivo valorizar e reconhecer o compromisso dos servidores com o município, em um ambiente no qual tudo é debatido em mesa de negociações, com transparência e diálogo.

E apesar do cenário de pandemia de Covid-19, fator que trouxe impactos econômicos no cenário mundial, a administração conseguiu medidas para melhorar as condições do funcionalismo público. Em fevereiro deste ano, o prefeito Joaquim Neto sancionou a Lei Municipal nº 2.606/2022, que concedeu o reajuste de 33,24 % no piso salarial dos professores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino do município.

O reajuste dos profissionais da Educação – que já foi aplicado à folha de fevereiro- seguiu o novo piso nacional definido pelo Governo Federal. O Município de Alagoinhas está entre os poucos municípios baianos que puderam garantir o direito dos professores, pois vem garantindo o cumprimento do limite prudencial com gastos com pessoal.

Outra conquista para os servidores e resultado de grande esforço administrativo nesse primeiro semestre, foi a sanção do projeto de lei que concede o piso nacional de dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A política de valorização do servidor inclui, ainda, a concessão, desde 2017, de Plano de Saúde aos servidores, para o qual o município assume 60% do custo da mensalidade, auxílio material escolar, auxílio creche para filhos menores de 4 anos, e auxílio a filho com necessidades especiais.

Diante dessa mudança de cenário decorrente das determinações do Governo Federal, e após rodadas de negociações com os sindicatos dos servidores públicos sobre a campanha salarial 2022, conforme estudos realizados pela equipe econômica da Prefeitura, a proposta de reajuste para os servidores é de 7% , de forma escalonada , sendo a primeira parcela em 3,5%, retroativa ao mês de maio, 2,5%, em setembro e 1% em dezembro . Percentual acima dos propostos pelos governos federal, assim como de municípios baianos , incluindo Feira de Santana, que concedeu reajuste de 5%, e a capital do estado, Salvador, que fechou em 6%. O vale – refeição será aplicado um percentual de 10,42%, e ao item material escolar, a atualização será em 33%. A proposta também inclui a criação de um auxílio- funeral no valor de um salário mínimo.

A correção salarial e demais proventos não ocorria desde 2019 por força da Lei Federal nº 173/2020, que congelou qualquer tipo de aumento e a concessão de benefícios, devido ao enfrentamento da pandemia.

“Estamos fazendo um grande esforço para assegurar o pagamento desses reajustes, e isso só será possível com muito esforço na gestão orçamentária e financeira dentro de um cenário econômico ainda inseguro do país ”, disse o prefeito Joaquim Neto. “ Temos o firme compromisso de valorizar os servidores públicos, e ao longo desses últimos anos, por meio de equilíbrio das contas públicas, temos garantido o cronograma de pagamento de folha publicado e acordado com os servidores, e ainda fazemos investimentos em capacitação”, destacou.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

TSE autoriza doações para campanhas eleitorais pelo Pix

Qua Jun 1 , 2022
Decisão unânime é que doações serão aceitas por pagamento eletrônico O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou hoje (31) os partidos políticos a utilizarem o Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), para receberem doações de pessoas físicas para as campanhas às eleições de outubro. Por unanimidade, os ministros entenderam que as transações realizadas pelo […]

Postagens