Governo anuncia novamente troca de presidente na Petrobras

Caio Mário Paes entrará no lugar de José Mario Coelho, que deixará o posto após passar 40 dias no cargo

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo Federal anunciou, novamente, que trocará o presidente da Petrobras, conforme o comunicado realizado nesta segunda-feira, 23. No lugar de José Mario Coelho, que ficou apenas 40 dias no cargo, entra Caio Mário Paes, atual secretário especial do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A entrada do novo presidente sela a terceira troca de chefia da estatal durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Agora, o nome precisa ser apresentado ao Conselho da Petrobras e passar pela aprovação da assembleia.

Coelho, ex-presidente, entrou no lugar de Joaquim Silva e Luna, também demitido por Bolsonaro no meio da crise de aumento dos preços dos combustíveis. A posse veio acompanhada, no entanto, de um reajuste de 8,87% no valor do diesel nas refinarias, fato bastante criticado pelo chefe do executivo.

Além do valor do diesel, e dos constantes aumentos nos demais combustíveis, a gestão do agora ex-presidente sofreu duras críticas do governo Federal pelo anúncio do lucro trimestral de R$ 44,5 bilhões da empresa. Em sua live semanal, o presidente chegou a dizer que o valor é um ‘estupro’.

“Petrobras, estamos em guerra. Petrobras, não aumente mais o preço dos combustíveis. O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo. Vocês não podem aumentar mais o preço do combustível”, disparou.

Irritado com a subida de preços, mesmo apos a demissão de Silva e Luna, Bolsonaro demitiu então o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em seu lugar entrou Adolfo Sachsida.

Na nota em que informou a troca, Sachsida disse ser preciso trabalhar em um ‘cenário equilibrado na área energética’.

“Diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos”.

Paes, novo nome para a presidência da Petrobras, é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, tem pós-graduação em administração e Gestão pela Universidade de Harvard e é Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Duke. Além disso, o novo indicado é membro dos conselhos de administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Pré-Sal Petróleo (PPSA).

Fonte: JB

Next Post

Homem morre após ser atacado por cão pitbull em Camaçari

Ter Mai 24 , 2022
O animal foi encontrado com muitos vestígios de sangue Um homem de 33 anos morreu, na última segunda-feira (23), após ser atacado por seu cachorro, da raça pitbull, na cidade de Camaçari. A vítima foi identificada como Joel dos Santos Araújo. Joel foi encontrado com ferimentos no rosto e no peito, dentro de casa. A Polícia […]

Postagens