Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes chega às escolas de Alagoinhas

“Tenho o DIREITO a dizer NÃO!”

Foto: Roberto Fonseca

No segundo dia da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), foi realizada a Oficina “Tenho o DIREITO a dizer NÃO!”: protegendo Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual. A atividade, realizada por meio do Programa Saúde na Escola, aconteceu na Escola Estadual Magalhães Neto, no CETEP, no Colégio Miguel Santos Fontes e no Colégio Estadual Maria José Basto.

A diretora do Miguel Fontes Elionara Alves Guimarães falou sobre a importância da disseminação de informações sobre o tema no chão da escola, “sobretudo por causa do público-alvo, formado por estudantes do Ensino Fundamental II, suscetíveis ao abuso”. A vice-diretora Edilene Bahia complementou que a campanha aguça o cuidado de si e ressaltou o papel preponderante da Educação nesse combate, “no dia-a-dia a gente já faz isso, mas vir uma equipe de fora atrai ainda mais a atenção dos alunos”.

Foto: Roberto Fonseca

Durante a oficina, foi proferida a palestra “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, pela Assistente Social Maristela Simões e pela psicóloga Elisângela Riso, ambas do CREAS. A coordenadora do PSE, Rita de Cássia, informou que “este tema continuará a ser tratado, durante todo o ano, nas escolas da Rede Municipal de Ensino”.

A atividade foi acompanhada de perto pelos conselheiros tutelares do Colegiado I: Cintia Pires, Alexandre Espírito Santo, Simone Nascimento Lima, Ramon de Carvalho e Kricia Lanai.

Foto: Roberto Fonseca

O coordenador do Colegiado, Ramon Carvalho, explicou que, historicamente, o Conselho Tutelar tratava apenas das pautas onde os direitos já haviam sido violados.

“Expandimos nossa percepção para que pudéssemos tratar a prevenção. Com esse intuito, a gente se soma ao trabalho desenvolvido pela SEMAS e com outras atividades que já realizamos, como o Conselho Tutelar nos bairros e nas escolas”. Ele ainda disse que o objetivo é descentralizar “a nossa atuação a fim de levar informação à comunidade, para que seja possível identificar essas situações de violação”.

Segundo dados do Disk Denúncia, 70% dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes acontece dentro do seio da própria família. Segundo o conselheiro, nesses casos, são aplicadas medidas protetivas ou, até mesmo, acolhimento institucional.

O que é violência sexual?

É uma violação dos direitos sexuais ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias a sua idade e desenvolvimento físico, psicológico e social.

O abuso sexual:

Normalmente praticado por uma pessoa com a qual a criança tem relação de confiança, na qual o menor é utilizado para a prática de qualquer ato de natureza sexual

A exploração sexual:

Utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediados por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

Como denunciar?

-Disque 100

-Conselho Tutelar Colegiado I: (075) 3423 8385

-Conselho Tutelar Colegiado II: (075) 3423 5444

-CREAS: 3163 1017

-Delegacias especializadas ou comuns;

-Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal

-Crimes da web: http://new.safernet.org.br/denuncie

Fotos: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Governo convoca 8 milhões do Auxílio Brasil para recadastramento

Qua Mai 18 , 2022
Famílias incluídas na averiguação cadastral têm até julho. Já o período de revisão cadastral vai até dezembro O governo federal está convocando uma parte dos beneficiários do Auxílio Brasil para atualizar as informações do CadÚnico (Cadastro Único) e continuar a receber o pagamento. Ao todo, são 8 milhões de pessoas que precisam fazer a averiguação ou revisão cadastral […]

Postagens